
A Meta decidiu terminar o programa de bónus para o Threads, que oferecia a alguns criadores de conteúdo milhares de dólares por mês. A empresa cessou discretamente o programa no início deste ano.
O fim discreto de um programa de incentivos
A gigante tecnológica não comentou oficialmente os motivos que levaram ao fim dos pagamentos. No entanto, uma página de suporte do Instagram que anteriormente detalhava os incentivos para os criadores já não faz qualquer referência ao Threads. Em publicações na própria plataforma, criadores que participaram no programa afirmaram que deixaram de receber os pagamentos por volta do final de abril.
O programa de bónus teve a duração de aproximadamente um ano, tendo sido lançado com o objetivo de impulsionar a criação de conteúdo popular na nova rede social. Embora a Meta nunca tenha partilhado publicamente os detalhes do seu funcionamento, alguns criadores revelaram que conseguiam obter bónus mensais que variavam entre 500 e 5.000 dólares, mediante o cumprimento de métricas específicas relacionadas com o número de publicações e visualizações.
Qual a estratégia da Meta para o Threads?
Para o futuro, não é clara qual será a estratégia da Meta para cativar os criadores no Threads. A empresa continua a tentar atrair mais marcas e personalidades para a plataforma e tem testado funcionalidades para ajudar os utilizadores a encontrar criadores populares que seguiam anteriormente no X (antigo Twitter). Foram também adicionadas ferramentas úteis, como a capacidade de adicionar mais links aos perfis e análises mais detalhadas sobre o desempenho na aplicação.
Contudo, a Meta ainda não explicou de forma clara o que pode oferecer aos criadores em troca do seu trabalho. Atualmente, a plataforma gera muito pouco tráfego para sites externos. Além disso, é consideravelmente mais difícil construir uma base de seguidores no Threads, uma vez que a aplicação favorece um feed algorítmico composto maioritariamente por conteúdo recomendado. Isto significa que, embora seja mais fácil uma publicação de uma conta desconhecida tornar-se viral, estes picos de popularidade raramente se traduzem num aumento significativo de novos seguidores.
A empresa pode estar simplesmente a calcular que o Threads já ganhou impulso suficiente sem a necessidade de pagar por conteúdo viral. Ao mesmo tempo, Mark Zuckerberg afirmou repetidamente acreditar que a aplicação pode ser a próxima plataforma da Meta a atingir a marca de mil milhões de utilizadores. Resta saber como será possível atingir essa meta ambiciosa sem o apoio e o empenho dos criadores de conteúdo.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!