1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple logo feito de vidro

A Apple lançou esta terça-feira a quarta versão beta para developers do seu próximo grande sistema operativo, o iOS 26. Esta atualização introduz ligeiras alterações ao redesenhado "Liquid Glass", marca o regresso dos resumos de notícias gerados por Inteligência Artificial e traz outras novidades, chegando pouco antes da versão beta pública, que é esperada para o final desta semana.

As versões beta para developers têm como principal objetivo dar tempo aos criadores de aplicações para testarem o seu software com as novidades da Apple, garantindo que tudo estará funcional para o lançamento oficial nos próximos meses. Devido à elevada procura por parte dos utilizadores, a empresa de Cupertino oferece também versões beta públicas após a sua conferência WWDC em junho, permitindo que os donos de um iPhone possam experimentar o software atualizado antes do seu lançamento global, ainda que com menor estabilidade.

A mais recente beta para developers (iOS 26 beta 4) reflete, em grande parte, aquilo que os utilizadores podem esperar encontrar na futura beta pública.

O polémico regresso das notícias por IA

Uma das novidades que mais se destaca é um novo ecrã de boas-vindas que surge após a atualização do software, juntamente com ecrãs introdutórios para várias funcionalidades, como a Siri e os seus resumos de notificações geridos por IA.

Recorde-se que, no início deste ano, a Apple foi forçada a suspender os resumos de notícias por IA após queixas da BBC, que alegou que a funcionalidade tinha deturpado um dos seus títulos. O resumo gerado por IA afirmava falsamente que Luigi Mangione, acusado do homicídio do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, se tinha suicidado. Em resposta, a Apple prometeu uma atualização de software que clarificasse quando o texto apresentado é um resumo feito por IA.

Agora, o ecrã de configuração desta funcionalidade, ainda em fase beta, inclui uma mensagem de aviso na secção "Notícias e Entretenimento". A Apple nota que "A sumarização pode alterar o significado dos títulos originais" e aconselha os utilizadores a "Verificar a informação".

"Liquid Glass" e outras novidades visuais

Os primeiros utilizadores da nova beta notaram também que a Apple continua a refinar a sua nova interface, conhecida como "Liquid Glass".

Enquanto a beta 3 tinha recuado em alguns dos elementos mais transparentes em certas aplicações, a beta 4 parece reverter novamente essa decisão. Utilizadores apontaram atualizações em aplicações como a App Store, Fotografias, Apple Music, Meteorologia, entre outras. Foi ainda notado que o Centro de Notificações adiciona uma tonalidade dinâmica à medida que se navega.

O software atualizado inclui ainda um novo papel de parede dinâmico que altera as suas cores, bem como novos papéis de parede para o CarPlay.

Um ecossistema atualizado

Até ao momento da publicação, as notas de lançamento oficiais da beta 4 ainda não tinham sido disponibilizadas no site de developers da Apple, pelo que é provável que existam mais novidades por descobrir, especialmente no que diz respeito a pequenas correções de erros e melhorias de desempenho.

Juntamente com o lançamento de hoje, a Apple disponibilizou também novas versões beta para os seus outros sistemas operativos, incluindo:

  • iPadOS 26 beta 4

  • macOS 26 beta 4

  • watchOS 26 beta 4

  • tvOS 26 beta 4

  • visionOS 26 beta 4

  • Xcode 26 beta 4




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech