
A Microsoft, embora ofereça o versátil Visual Studio Code como um editor de código open-source, tem no Visual Studio o seu principal e mais robusto ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Focado no ecossistema .NET e preparado para a gestão de projetos complexos, este software prepara-se para receber uma das suas maiores atualizações de sempre, com a Inteligência Artificial no centro de tudo.
Uma nova era impulsionada pela IA
Um memorando interno da Microsoft, a que o Business Insider teve acesso, detalha os planos da empresa para uma atualização massiva ao Visual Studio. Como seria de esperar na atual conjuntura tecnológica, o foco principal será a integração profunda de capacidades de IA, um passo essencial para competir com alternativas emergentes, como o Amazon Kiro, que já se apresenta como um IDE potenciado por esta tecnologia.
O documento foi escrito em abril por Jay Parikh, que se juntou à Microsoft há menos de um ano como Vice-Presidente Executivo (EVP). Parikh lidera a organização CoreAI da empresa, responsável pelas ferramentas para programadores, o que coloca o Visual Studio diretamente sob a sua alçada.
O que é o "Visual Studio 18"?
Curiosamente, o memorando de Parikh refere-se a esta nova grande versão como "Visual Studio 18", um salto direto da versão 17, a atual. Este nome sugere uma mudança fundamental e não apenas uma atualização incremental. Recorde-se que a última grande renovação do IDE aconteceu em 2021, com o lançamento do Visual Studio 2022 e do .NET 6, pelo que o ciclo para uma nova versão de peso faz todo o sentido.
No mês passado, o ambiente de desenvolvimento já tinha recebido uma atualização que permitiu aos programadores aceder a melhores modelos de IA e gerir a faturação de forma mais flexível, mas o "Visual Studio 18" promete ir muito mais longe.
Disponibilidade ainda é uma incógnita
Apesar de haver a possibilidade de esta grande atualização chegar ainda este ano, não foram revelados quaisquer prazos concretos. O memorando indica que esta versão do IDE, focada em IA, está atualmente numa fase de "early dogfooding". Isto significa que está a ser ativamente utilizada e testada pelos próprios funcionários da Microsoft, um passo comum no desenvolvimento de software na empresa antes de ser disponibilizado ao público.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!