
A Microsoft parece determinada a integrar o seu assistente de Inteligência Artificial, o Copilot, em todos os aspetos da experiência dos seus utilizadores. Depois de anunciar uma grande atualização para o Visual Studio focada em IA, surge agora a notícia de que a empresa está a testar um feed de notícias no Windows 11 totalmente gerido pelo Copilot.
Segundo avança o Windows Central, a gigante de Redmond está a experimentar uma nova versão do painel de widgets que substitui o tradicional feed da MSN por uma solução baseada em IA.
O que é o novo Copilot Discover?
Esta nova funcionalidade foi batizada de "Copilot Discover" e, como o nome indica, utiliza a Inteligência Artificial para criar um feed de notícias personalizado com base nos gostos e interesses que deteta em cada utilizador. Nos testes iniciais, a publicação refere que o novo feed é consideravelmente mais rápido e que as animações e a navegação são muito mais fluidas.

A disposição dos elementos também foi revista, apresentando-se agora menos sobrecarregada. As notícias surgem em caixas de maior dimensão e com um tipo de letra maior, facilitando a leitura.
Uma experiência de utilização melhorada
A interação com o conteúdo foi aprimorada. Ao passar o rato sobre as notícias, é possível gostar ou não gostar, seguir ou bloquear publicações e guardar artigos individualmente. Além disso, os vídeos incorporados nas notícias começam a ser reproduzidos automaticamente. No topo do painel, um novo botão de "Notificações" destaca as notícias de última hora e as flutuações do mercado de ações, sendo totalmente personalizável.

Apesar de a curadoria ser feita pelo Copilot, as notícias continuam a ser provenientes da rede MSN. No entanto, uma melhoria significativa na experiência de utilização é que algumas histórias abrem diretamente dentro do painel de widgets, em vez de reencaminhar o utilizador para o site da MSN.
Nesta nova versão, os restantes widgets foram movidos para um separador próprio. Contudo, existem algumas alterações que podem não agradar a todos: o painel já não pode ser expandido para ecrã inteiro e o widget de Meteorologia tornou-se fixo, não podendo ser movido ou redimensionado.
É importante realçar que esta interface ainda se encontra em fase de desenvolvimento, pelo que muitas destas características podem ser alteradas. De momento, não há confirmação se esta funcionalidade chegará a ser lançada para o público geral, mas é provável que surjam mais detalhes nas futuras builds do programa Insider do Windows 11.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!