
O tráfego referido por plataformas de Inteligência Artificial para os principais sites a nível mundial está a crescer a um ritmo vertiginoso, mas ainda representa uma pequena fração do volume gerado pelo motor de busca da Google. Segundo novos dados da empresa de análise de mercado Similarweb, em junho, as plataformas de IA geraram mais de 1,13 mil milhões de referências para os 1000 maiores sites globais, um aumento impressionante de 357% em relação a junho de 2024.
Apesar deste crescimento explosivo, a Google continua a ser a força dominante no que toca à referenciação de tráfego. No mesmo período de junho de 2025, o Google Search foi responsável por 191 mil milhões de referências para esses mesmos sites, um número que coloca o fenómeno da IA em perspetiva.
O setor das notícias e o receio do "Google Zero"
Uma das áreas que mais sente o impacto desta nova tendência é a dos media e notícias online. As publicações digitais, que já enfrentam quebras de tráfego, preparam-se para um cenário apelidado de "Google Zero", um futuro em que a Google poderá deixar de enviar tráfego para os seus sites. Os dados da Similarweb mostram que as referências de IA para sites de notícias e media cresceram 770% desde junho de 2024.
Esta tendência é corroborada por outros estudos. Uma análise do Pew Research Center revelou que, quando os resultados de busca da Google apresentavam resumos gerados por IA (AI Overviews), os utilizadores clicavam nos links apenas 8% das vezes. Na ausência destes resumos, a taxa de cliques quase duplicava para 15%.
Neste novo campo de batalha pelo tráfego, alguns sites destacam-se. A liderar as referências de IA na categoria de notícias em junho de 2025 está o Yahoo, com 2,3 milhões, seguido por Yahoo Japan (1,9M), Reuters (1,8M), The Guardian (1,7M), India Times (1,2M) e Business Insider (1,0M). Sites como o The New York Times, que bloqueiam o acesso das suas plataformas a sistemas de IA, ficam naturalmente para trás neste ranking.
ChatGPT domina o cenário de referências
A metodologia da Similarweb contabiliza referências de plataformas como ChatGPT, Gemini, Perplexity, Claude, entre outras. No entanto, o domínio é claro: o ChatGPT é responsável por mais de 80% de todo o tráfego de IA enviado para os 1000 principais domínios.
O estudo analisou também outras categorias para além das notícias:
Comércio Eletrónico: A Amazon lidera com 4,5 milhões de referências, seguida pela Etsy (2,0M) e eBay (1,8M).
Tecnologia e Redes Sociais: A própria Google está no topo, com 53,1 milhões de referências, seguida pelo Reddit (11,1M), Facebook (11,0M), Github (7,4M) e Microsoft (5,1M).
Outros grandes beneficiados pelo tráfego de IA
A análise da Similarweb destacou ainda os líderes de tráfego de IA em diversas outras áreas, mostrando a amplitude do impacto desta tecnologia. Entre os principais domínios em cada categoria, encontram-se:
YouTube: 31,2 milhões de referências
Wikipedia: 10,8 milhões de referências
NIH.gov (National Institutes of Health): 5,2 milhões de referências
Investing.com: 1,2 milhões de referências
Home Depot: 1,2 milhões de referências










Nenhum comentário
Seja o primeiro!