
A Samsung está a preparar o seu próximo chipset de topo, o Exynos 2600, que deverá equipar a futura série de smartphones Galaxy S26. Depois de uma primeira aparição em testes de CPU, surgem agora novos dados sobre o seu desempenho gráfico que estão a gerar entusiasmo. Os resultados indicam que a Samsung pode ter um verdadeiro rival à altura da concorrência da Qualcomm.
Uma vitória clara nos testes gráficos
Uma imagem partilhada no X pelo utilizador @Jukanlosreve, e divulgada pelo site SamMobile, revela os resultados do Exynos 2600 no teste 3DMark Steel Nomad Light, focado no desempenho da GPU. Os números são impressionantes:
Exynos 2600 (GPU Xclipse 960): 3.135 pontos, com uma média de 23.23 FPS (frames por segundo).
Snapdragon 8 Elite (GPU Adreno 830): 2.681 pontos, com uma média de 19.87 FPS.

Estes valores demonstram que, nestas condições de teste, a GPU Xclipse 960 do Exynos 2600 é aproximadamente 15% mais potente que a sua concorrente direta, a Adreno 830.
Resultados promissores, mas com cautela
Apesar do entusiasmo, o responsável pela fuga de informação nota um pormenor importante: a medição foi realizada numa placa de teste e não num smartphone final. Tipicamente, estas placas possuem sistemas de ventilação superiores, o que permite um melhor desempenho térmico e, consequentemente, resultados mais elevados.
Isto significa que o desempenho do Exynos 2600 poderá ser diferente quando integrado no chassis de um telemóvel, onde a gestão de calor é um desafio maior. É possível que o seu desempenho real se aproxime ou até fique aquém do Snapdragon 8 Elite no produto final.
Ainda assim, é um sinal muito positivo ver que o Exynos 2600 possui o poder bruto para competir diretamente com as melhores soluções do mercado. Considerando que a Samsung costuma lançar a sua linha Galaxy S em janeiro, é provável que o anúncio oficial do Exynos 2600 ocorra algumas semanas antes, no final de 2025.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!