
A maioria dos chatbots de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, Gemini e Claude, oferece os seus serviços sem apresentar anúncios aos utilizadores, baseando-se em modelos de negócio por subscrição. Além disso, serviços como o Gemini são apoiados por organizações poderosas e financeiramente robustas como a Google.
No entanto, têm surgido preocupações crescentes de que os modelos de IA possam começar a exibir anúncios como forma de aumentar as receitas. O treino destes modelos, a aquisição de chips especializados e a construção de centros de dados exigem investimentos massivos. Como resultado, algumas vozes começam a manifestar-se contra a introdução de publicidade nos sistemas de IA.
O perigo dos algoritmos focados no lucro
O bilionário e estrela do programa "Shark Tank", Mark Cuban, afirmou na sua conta da rede social X que o governo deveria tornar "ilegal" a publicidade em modelos de IA. Dirigindo-se ao czar de IA e cripto da Casa Branca, Cuban acrescentou que é necessário analisar seriamente as taxas de referência.
"A última coisa que precisamos é de ter algoritmos desenhados para maximizar receitas, a influenciar os resultados e as interações dos LLM", acrescentou Cuban. "Eles já estão a recomendar marcas e não sabemos se estão a ser pagos por isso."
Publicidade sim, mas com regras claras
Cuban argumenta que, como os modelos de IA se tornaram parte integrante das nossas vidas, os utilizadores devem poder confiar que as respostas não são tendenciosas para maximizar o lucro. No entanto, o próprio admite sentir-se confortável com a exibição de anúncios nos sistemas de IA, desde que estes sejam claramente identificados como publicidade e permaneçam completamente separados das conversas geradas pelos utilizadores.
O futuro dos modelos de IA gratuitos
Mark Cuban previu ainda que as versões gratuitas dos modelos de IA continuarão a ser grátis por mais algum tempo, mas acabarão por ser oferecidas através de pacotes de serviços disponibilizados por operadoras de telemóveis, fornecedores de internet e fabricantes de dispositivos.
"Existe uma atitude de 'o vencedor leva tudo' entre os maiores modelos, por isso eles tentarão colocar as suas versões básicas em todo o lado que puderem, em todos os dispositivos que puderem, e depois vender as subscrições", acrescentou.
As preocupações de Cuban sobre a publicidade em modelos de IA surgem numa altura em que é introduzido o Plano de Ação para a IA de Donald Trump, que visa impulsionar o desenvolvimento de IA nos EUA através da flexibilização das regulamentações.










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