1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

avião no céu

Um severo ciberataque atingiu a maior companhia aérea da Rússia, a Aeroflot, esta segunda-feira, resultando no cancelamento de voos por todo o país e deixando os sistemas da empresa inoperacionais.

Hackers pró-Ucrânia reivindicam autoria do ataque

Os detalhes sobre o incidente ainda são limitados, mas um grupo de hackers pró-ucraniano, conhecido como Silent Crow, reivindicou a autoria do ataque em conjunto com hackers bielorrussos. Numa publicação na plataforma Telegram, o grupo afirmou que a ofensiva digital é uma retaliação pela ocupação russa da Ucrânia.

O Silent Crow declarou ter assumido o controlo de sistemas críticos da Aeroflot, incluindo o acesso a terabytes de dados internos, e que procedeu à "destruição" dos sistemas aos quais conseguiu aceder. Para comprovar as suas ações, os hackers partilharam capturas de ecrã que alegadamente demonstram o acesso a várias plataformas internas da companhia aérea, incluindo o seu diretório ativo de utilizadores.

Confirmação oficial e o caos nos aeroportos

Como consequência direta do ataque, o website da Aeroflot esteve indisponível durante a segunda-feira, exibindo uma mensagem de erro que informava estar "temporariamente restringido". Simultaneamente, imagens captadas no interior de um aeroporto russo mostravam um painel de partidas com a totalidade dos voos cancelados.

A confirmação oficial da perturbação chegou através de um comunicado dos procuradores russos, que confirmou o cancelamento de mais de 60 voos, atribuindo a causa a um "ataque de hackers".




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech