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A Valve lançou uma nova versão de testes do Proton, a sua aclamada camada de compatibilidade que permite correr jogos Windows em sistemas operativos Linux. A versão 10.0-2 (beta) já se encontra disponível e traz consigo um leque considerável de melhorias, novos títulos compatíveis e a resolução de problemas há muito esperados pela comunidade.

Para quem não está familiarizado, o Proton é a tecnologia fundamental que alimenta grande parte da magia do Steam Deck, traduzindo em tempo real as chamadas de API do Windows para instruções nativas que o Linux e a API gráfica Vulkan conseguem interpretar, tudo com um impacto mínimo no desempenho.

As novidades de fundo no Proton 10.0-2

Esta atualização mais recente foca-se em refinar os componentes base da ferramenta. A principal mudança é a atualização para o Wine-Mono 10.0.0, a implementação de código aberto do .NET Framework da qual muitos launchers de jogos e utilitários dependem para funcionar.

Além disso, foram incluídas novas versões do vkd3d-proton e do DXVK. Estas bibliotecas são responsáveis pela complexa tarefa de "traduzir" as chamadas gráficas do DirectX 11 e 12 para algo que a API Vulkan, nativa do Linux, consiga processar.

Novos jogos compatíveis

Com o lançamento do Proton 10.0-2 (beta), a Valve anunciou que um novo conjunto de jogos é agora considerado "jogável". A lista inclui:

  • Stardust Skate

  • STAR OCEAN THE DIVINE FORCE

  • Champions of Anteria

  • IL-2 Sturmovik Cliffs of Dover

  • Click&Fight

  • Tunnet

  • WRC Generations

  • Post Mortem

Esta nova adição sucede ao suporte para títulos como Microsoft Flight Simulator 2024 e No Man's Sky em VR, que foram introduzidos na versão anterior, lançada em abril.

Uma longa lista de correções bem-vindas

Um dos pontos fortes deste lançamento é a quantidade de bugs e regressões que foram finalmente corrigidos. Os jogadores de Forza Horizon 4 e 5 podem respirar de alívio, pois o problema do ecrã preto foi resolvido, não sendo mais necessário usar a combinação Alt+Tab para o jogo renderizar corretamente.

Outras correções de relevo incluem o launcher de Warframe, que volta a ser exibido como esperado, e o regresso à normalidade para jogos como The Sims 2 Legacy Collection e Enshrouded. Os fãs de The Witcher 3: Wild Hunt notarão que a tecnologia Nvidia HairWorks já não desaparece, e a rádio em Fallout 3: GOTY volta finalmente a tocar música. Foi também eliminado um crash que ocorria numa fase avançada de Crysis 2 Remastered.

Melhorias nos comandos e qualidade de vida

O suporte para comandos recebeu atenção, com correções para o input dos gatilhos em Space Engineers e um melhor manuseamento de dispositivos que possuem apenas botões.

Uma mudança significativa é a ativação por defeito do Xalia, uma ferramenta que melhora a navegação com comando nos launchers dos jogos. A única exceção é o launcher da Rockstar, que recebeu recentemente o seu próprio suporte nativo.

Do lado mais técnico, a tecnologia NVAPI foi ativada para The Last of Us Part 2, e foram mitigados problemas com OpenSSL em processadores Intel mais recentes, que afetavam jogos como SMITE. A Valve refere ainda, nas notas de lançamento disponíveis no GitHub, uma correção para jogos que utilizam DirectStorage em GPUs da Intel.




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