1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Portal do SNS24

Após vários dias marcados por constrangimentos e queixas de utilizadores, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) confirmam que a nova aplicação móvel e o Portal SNS 24 se encontram "plenamente funcionais". Os problemas, que afetavam sobretudo a autenticação nas plataformas, foram resolvidos.

Nos últimos dias, vários utentes relataram à agência Lusa dificuldades graves no acesso, deparando-se com mensagens como "Este serviço está temporariamente indisponível" ou com a aplicação a bloquear sem conseguir avançar.

Autenticação com Chave Móvel Digital e Número de Utente restabelecida

O principal foco dos problemas estava nos métodos de autenticação. Os SPMS garantem agora que ambos os sistemas disponíveis, tanto a Chave Móvel Digital como o acesso através do Número de Utente do SNS, foram restabelecidos e estão a operar normalmente.

Numa comunicação escrita, a entidade informou que "foram implementadas medidas de melhoria do desempenho" e que as equipas técnicas se mantêm a realizar uma "monitorização ativa dos serviços para garantir a sua estabilidade e fiabilidade". A SPMS lamenta ainda "os possíveis transtornos causados pela instabilidade detetada".

Ainda com dificuldades? Siga estes passos

Para os utilizadores que, mesmo após as correções, continuem a sentir dificuldades em aceder à App SNS 24, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde recomendam um procedimento simples para resolver a situação:

  • Terminar a sessão (logout) na aplicação.

  • Confirmar que tem a versão mais recente da app instalada (disponível nas lojas para iOS, Android ou Huawei).

  • Iniciar novamente a sessão através de um dos métodos de autenticação disponíveis.

Um investimento de 1,5 milhões para modernizar a saúde digital

A renovação da aplicação e do Portal SNS 24 representou um investimento superior a 1,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Segundo a CNN Portugal, estas plataformas são pilares da estratégia de saúde digital em Portugal.

O Portal SNS 24 visa promover a literacia em saúde, facilitando a gestão e o acesso a informação, enquanto a App SNS 24, que já ultrapassou os 12 milhões de downloads, foca-se na mobilidade, permitindo consultar receitas médicas, o boletim de vacinas, resultados de exames e muito mais, diretamente no telemóvel.

Anonymous

Mensagem Qui 31 Jul 2025 - 11:16 por Ajm

Continua sem funcionar.
Uma desilusão
Anonymous

Mensagem Qui 31 Jul 2025 - 13:00 por Jorge N.

Eu consigo entrar com a minha chave móvel digital na app mas o perfil não tem dados. Está tudo em branco. Tentei entrar no site e mais uma vez os meus dados não aparecem. Algo está muito mal. Estragaram o que estava a funcionar perfeitamente.
Anonymous

Mensagem Ter 5 Ago 2025 - 23:43 por Nuno2025

Dia 5 de agosto e continua a não funcionar nada, nem app, nem portal . Não existem palavras que caracterizem a situação, incompetência e falta de responsabilidade , não têm propriamente enquadramento informático.
Quando uma aplicação que contém informações essenciais ao dia a dia dos utentes, é muita irresponsabilidade substituir a aplicação sem testar e verificar se funciona, são situações que permitem simulações. Como o site do SNS também não funciona, alguém precisa de lições sobre bases de dados.
Anonymous

Mensagem Qui 7 Ago 2025 - 9:36 por antonio.m.p.santos@s

Tudo funcionava e agora deixou de funcionar e gastaram milhões. 




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech