1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Fortnite em dispositivo móvel

Numa reviravolta significativa, o CEO da Epic, Tim Sweeney, anunciou que a “Epic Games Store para Android chegará à Google Play Store”. A declaração, feita através de um tweet, surge na sequência de uma vitória da empresa num tribunal de recurso na passada quinta-feira, que manteve a decisão de um júri de 2023 que considerava a loja de aplicações e o sistema de pagamentos da Google como monopólios ilegais.

Apesar da Google planear recorrer da decisão do painel do Nono Circuito, esta novidade promete simplificar drasticamente o acesso a jogos como Fortnite e outros títulos distribuídos pela Epic em dispositivos Android, eliminando a necessidade de recorrer ao sideloading ou a acordos com fabricantes de telemóveis para pré-instalar a loja.

O que muda para os utilizadores e para o ecossistema?

Atualmente, enquanto no iPhone e iPad a versão móvel da Epic Games Store continua disponível apenas na União Europeia, os utilizadores de Android podiam já instalar a loja através do sideloading desde o seu lançamento no outono passado. A chegada à Play Store oficial representa um passo gigante em termos de acessibilidade e conveniência.

A Epic Games Store no Android mantém o progresso e o estado dos jogos entre diferentes plataformas. Além disso, no início deste ano, a empresa expandiu o seu popular programa de jogos gratuitos semanais para as lojas móveis, oferecendo ainda mais valor aos jogadores. A loja inclui outros jogos da Epic, como Fall Guys e Rocket League Sideswipe.

Uma porta aberta para outras lojas de aplicações

A vitória da Epic poderá ter implicações que vão muito além da sua própria loja. O tribunal de recurso parece ter levantado a suspensão da totalidade da injunção permanente que a Epic obteve contra os monopólios da Google. Na prática, essa injunção forçaria a Google a abrir o Android para outras lojas de aplicações de terceiros. "A suspensão foi levantada", confirmou Cat McCormack, porta-voz da Epic, ao The Verge.

A reação da Google

Numa declaração enviada ao The Verge, a diretora global de assuntos regulatórios da Google, Lee-Anne Mulholland, manifestou a sua discordância. "Esta decisão irá prejudicar significativamente a segurança do utilizador, limitar a escolha e minar a inovação que sempre foi central no ecossistema Android", afirmou. "A nossa principal prioridade continua a ser proteger os nossos utilizadores, programadores e parceiros, e manter uma plataforma segura enquanto continuamos o nosso recurso."




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech