1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Itch.io

A loja digital Itch.io está a fazer marcha-atrás na sua política de conteúdos, reindexando os jogos para adultos que são gratuitos e explorando opções para reintroduzir gradualmente o conteúdo pago que seja NSFW (Not Safe For Work). Numa nova atualização para programadores, a empresa afirmou que a decisão visa garantir o "suporte à mais vasta gama de criadores a longo prazo".

As novas regras do jogo: grátis e com avisos

Para que os seus jogos voltem a estar visíveis na plataforma, os criadores foram instruídos a marcar uma nova opção de "sem pagamentos" na secção de preços da página de edição do jogo. A empresa esclarece que qualquer jogo que utilize "ficheiros com preços individuais" verá esses ficheiros convertidos para conteúdo gratuito ao selecionar esta opção. Adicionalmente, foi implementado um novo sistema de avisos de conteúdo para todas as páginas com a etiqueta NSFW, sendo obrigatório que os donos das páginas as atualizem para que possam ser novamente indexadas.

A pressão dos parceiros de pagamento

A Itch.io revelou que, após conversas com um dos seus principais parceiros de pagamento, a Stripe, deixará de poder aceitar pagamentos através desta plataforma para jogos considerados "concebidos para gratificação sexual". Esta mudança deve-se a novas restrições impostas pelos parceiros bancários da própria Stripe. Num comunicado, a Stripe não descartou a possibilidade de voltar a suportar este tipo de conteúdo no futuro. Entretanto, a Itch.io garante que está em negociações com outros parceiros de pagamento para processar as transações que a Stripe já não pode assegurar.

Efeitos colaterais e vítimas injustas

O futuro do conteúdo para adultos na Itch.io permanece incerto. A situação surge apenas uma semana depois de todos os jogos NSFW terem sido removidos e ocultados da plataforma, na sequência das novas políticas dos processadores de pagamento. As regras, implementadas de forma súbita e frustrantemente vaga tanto pela Steam como pela Itch.io, já resultaram em vítimas injustas.

Esta semana, a programadora Cara Cadaver afirmou publicamente que o seu jogo VILE: Exhumed, foi removido e banido da Steam por alegadamente conter "conteúdo sexual com representações de pessoas reais", uma descrição que a criadora afirma ser imprecisa. VILE: Exhumed é um jogo maioritariamente baseado em texto e que até tinha recebido boas críticas, tendo sido destacado na lista dos melhores jogos da PAX East do site Six One Indie. A decisão da Steam de remover o jogo é final e não permite recurso.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech