
A Amazon prepara-se para alterar radicalmente a forma como interagimos com a sua assistente virtual. Segundo o CEO da empresa, Andy Jassy, existem planos concretos para introduzir publicidade nas conversas com a Alexa+, a nova versão da assistente reforçada com inteligência artificial generativa. A assistente poderá, assim, transformar-se numa sofisticada montra de anúncios.
Durante a apresentação de resultados financeiros da Amazon, que decorreu esta quinta-feira, Jassy revelou que a publicidade terá um papel fundamental, tanto na "descoberta de novos produtos como enquanto alavanca para gerar receita".
A visão do CEO da Amazon
O líder da gigante tecnológica mostrou-se otimista com a recetividade dos utilizadores a esta nova abordagem. "As pessoas estão entusiasmadas com os dispositivos que podem comprar da nossa parte com a Alexa+ integrada. Elas compram muito [com a Alexa+]; é uma experiência de compra agradável que vai melhorar cada vez mais", afirmou Andy Jassy.
Atualmente, a publicidade na Alexa é bastante limitada, resumindo-se a banners visuais nos dispositivos Echo Show ou a anúncios áudio pré-gravados que surgem entre músicas. A nova proposta é consideravelmente mais ambiciosa e integrada na experiência de utilização.
Uma nova fronteira para a publicidade
A ideia com a Alexa+ passa por inserir anúncios personalizados para cada utilizador diretamente no fluxo de uma conversa. A inteligência artificial poderá sugerir produtos relevantes durante uma interação com múltiplos passos, tornando a publicidade mais contextual e, potencialmente, mais intrusiva.
Por exemplo, ao planear umas férias, a Alexa poderá não só informar sobre o tempo no destino, mas também sugerir a compra de protetor solar ou de um novo fato de banho disponível na Amazon.
Contexto, preços e desafios
Esta aposta surge num momento em que as receitas de publicidade da Amazon registam um crescimento sólido, tendo aumentado 22% no segundo trimestre face ao período homólogo de 2024. A empresa já demonstrou não ter receio de alargar a presença de anúncios nos seus serviços, como aconteceu recentemente com a introdução de publicidade nos filmes e séries do Prime Video.
Apesar do enorme potencial de receita, a implementação desta estratégia na Alexa+ enfrenta obstáculos. Como observa o TechCrunch, a versão melhorada da assistente, anunciada em fevereiro, debate-se com funcionalidades incompletas e o seu ritmo de lançamento está aquém do esperado.
A nova versão da Alexa está incluída na subscrição Amazon Prime, mas também pode ser contratada em separado por 19,99 dólares mensais (cerca de 18,50 €). Na conferência, Jassy sugeriu ainda a possibilidade de surgirem novos planos de subscrição no futuro, o que poderá abrir a porta a uma eventual versão da Alexa+ sem anúncios, naturalmente, a um preço superior.










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