1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11 sistema com menu inicial aberto

A Microsoft está a terminar a semana com o lançamento de duas novas builds de pré-visualização do Windows 11 para os participantes do programa Insider. Foram disponibilizadas a Build 26200.5733 para o Canal Dev e a Build 26120.5733 para o Canal Beta. Ambas partilham a mesma lista de novidades, que inclui uma nova funcionalidade para o Explorador de Ficheiros, correções para falhas no Menu Iniciar e muito mais.

Explorador de Ficheiros mais social com integração Microsoft 365

A principal novidade destas builds foca-se no Explorador de Ficheiros. Para os Insiders que utilizam uma conta profissional ou escolar (Entra ID), o Explorador de Ficheiros passará a exibir ícones de pessoas na coluna "Atividade" no Início e na secção "Recomendado". Ao passar o rato ou clicar sobre um destes ícones, será apresentado o Live Persona Card dessa pessoa, com informações provenientes do Microsoft 365, tornando a experiência de gestão de ficheiros mais integrada e colaborativa.

Correções de bugs e outras melhorias

Como é habitual, estas builds trazem um conjunto de correções importantes para melhorar a estabilidade e a experiência de utilização do sistema operativo. Segundo o anunciado no Windows Insider Blog, estas são as principais melhorias:

  • Menu Iniciar: Foi corrigido um problema que causava o crash do Menu Iniciar para alguns utilizadores nas últimas compilações.

  • Barra de Tarefas e Tabuleiro do Sistema: Resolvido um bug que fazia com que um clique na pré-visualização de uma janela na barra de tarefas deixasse de funcionar se o utilizador clicasse e arrastasse o rato acidentalmente sobre a miniatura.

  • Ecrã de Bloqueio: Corrigida uma falha subjacente que impedia a exibição de widgets no ecrã de bloqueio e impossibilitava a adição de novos.

  • Input: Um problema na versão anterior que impedia o funcionamento dos gestos multitoque no touchpad foi solucionado.

  • Definições: A entrada para "Gerir ou limpar o seu histórico de pesquisa do Bing" foi removida das Definições de Privacidade, uma vez que esta gestão pode ser feita diretamente no painel de privacidade da Microsoft.

Atenção: bugs conhecidos nestas builds

Apesar das melhorias, a Microsoft alerta para um conjunto de problemas conhecidos que os utilizadores poderão encontrar:

  • Instalação: Alguns Insiders podem enfrentar uma reversão da atualização com o erro 0x80070005. A Microsoft sugere usar a ferramenta de resolução de problemas do Windows Update para contornar a situação.

  • Aplicações: Um problema com o ficheiro dao360.dll está a causar o crash de algumas aplicações.

  • Menu Iniciar: Utilizadores com o novo Menu Iniciar poderão ver categorias em branco para cada letra do alfabeto na secção "Todos". Mudar de vista e voltar resolve temporariamente o problema.

  • Explorador de Ficheiros: No modo escuro, a cor vermelha usada para indicar pouco espaço num disco pode aparecer com um tom inesperadamente claro. Outras cores também podem estar incorretas.

  • Copilot+ PCs: Foram identificados problemas de lentidão na primeira utilização da funcionalidade "Click to Do" e falhas nas legendas em tempo real ("Live Captions") ao usar tradução ao vivo.

  • Comandos Xbox: A utilização de comandos Xbox via Bluetooth está a causar erros críticos (bugcheck) em alguns PCs. A solução passa por desinstalar um driver específico através do Gestor de Dispositivos.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech