
Muitos utilizadores que tentam atualizar o seu sistema operativo, por exemplo do Windows 10 para o Windows 11, deparam-se com uma mensagem frustrante: "O que precisa da sua atenção". Este alerta impede o processo de atualização e, até agora, as suas causas podiam ser pouco claras. Recentemente, a Microsoft publicou um útil artigo de suporte que desmistifica este problema.
A notificação é, na verdade, um mecanismo de proteção. Indica que o seu dispositivo tem um problema de compatibilidade com a nova versão do Windows, e a Microsoft bloqueia a atualização para evitar uma experiência de utilização instável ou com falhas.
O que causa este bloqueio na atualização?
Segundo a Microsoft, a mensagem de "O que precisa da sua atenção" surge quando existe uma incompatibilidade com um de quatro componentes essenciais do sistema. Estes problemas podem levar a uma experiência inesperada, razão pela qual a atualização não é oferecida. Os culpados podem ser:
Um Driver: Software que controla um componente de hardware pode não ser compatível.
Hardware: Um componente físico do seu computador pode não cumprir os requisitos.
Uma Aplicação: Um programa instalado pode ser incompatível com a nova versão do Windows.
Uma funcionalidade do Windows: Um recurso específico do sistema operativo pode estar a causar o conflito.
A ligação ao update KB5001716 e ao Windows 11 24H2
Acredita-se que esta notificação de compatibilidade seja distribuída através da atualização KB5001716, que a Microsoft instala discretamente nos computadores Windows em intervalos regulares. A versão mais recente, lançada no final de junho, alterou o seu funcionamento para deixar de forçar a instalação de novas "feature updates".
É uma boa notícia que a Microsoft tenha publicado um artigo de suporte sobre estes bloqueios, especialmente considerando a longa lista de problemas que levaram a empresa a reter a atualização Windows 11 24H2 em sistemas afetados. Passado quase um ano desde que o 24H2 foi anunciado ao público, ainda existem vários bloqueios de compatibilidade, com um dos mais recentes a receber uma resolução finalmente este mês de julho.
Para os utilizadores que enfrentam este problema, a empresa partilhou também os passos que podem ser seguidos para tentar resolver a situação. Pode encontrar o guia detalhado neste artigo de suporte no site da Microsoft.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!