
Apesar da Apple ter afirmado no ano passado que não tinha planos para lançar um chatbot dedicado para competir com serviços como o ChatGPT ou o Gemini, parece que a gigante tecnológica está a mudar de rumo. Nos bastidores, a empresa de Cupertino já estará a preparar o terreno para desenvolver a sua própria solução de inteligência artificial generativa.
Segundo as mais recentes informações partilhadas por Mark Gurman na sua newsletter Power On da Bloomberg, a Apple está de facto a avançar com o desenvolvimento de um chatbot de IA. A empresa terá formado no início deste ano uma equipa denominada “Answers, Knowledge, and Information” (Respostas, Conhecimento e Informação), focada em criar uma gama de serviços de IA internos, incluindo uma "nova experiência de pesquisa semelhante ao ChatGPT".
Uma equipa dedicada para um novo motor de resposta
A liderar esta nova equipa de inteligência artificial está Robby Walker, o antigo responsável pelo desenvolvimento da Siri, que foi retirado desse projeto para agora comandar esta nova força-tarefa de IA.
Gurman escreve que a equipa está a desenvolver um "motor de resposta" capaz de rastrear a web para responder a questões de conhecimento geral. "Uma aplicação independente está atualmente a ser explorada, juntamente com uma nova infraestrutura de back-end destinada a potenciar as capacidades de pesquisa em futuras versões da Siri, do Spotlight e do Safari", acrescentou o jornalista.
Este movimento é ainda reforçado pelo facto de a Apple ter começado a contratar novos talentos com experiência em algoritmos de pesquisa e desenvolvimento de motores de busca.
Uma estratégia de substituição a longo prazo
Ainda que o lançamento oficial do chatbot da Apple possa estar a anos de distância, a sua futura competição com o ChatGPT será um desenvolvimento interessante de acompanhar. Atualmente, a Apple já integrou o ChatGPT na assistente de voz Siri, permitindo que os utilizadores de iPhone desfrutem de benefícios de IA semelhantes aos seus homólogos de Android.
No entanto, a experiência passada já demonstrou que a Apple não gosta de depender de fornecedores de serviços de terceiros e tende a substituí-los por alternativas internas assim que surge a oportunidade.
Resta saber como a Apple pretende construir o seu motor de resposta. Um dia após a divulgação dos resultados financeiros recorde do terceiro trimestre, o CEO Tim Cook afirmou que a Apple irá aumentar "significativamente" o seu investimento em IA. Além disso, o fabricante do iPhone está agora "muito aberto" a aquisições no setor da inteligência artificial.
Coincidentemente, surgiram rumores de que a Apple está interessada em adquirir a Perplexity, um motor de busca alimentado por IA, o que se alinha perfeitamente com esta nova estratégia.










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