
A OpenAI anunciou uma nova e marcante parceria com a Administração de Serviços Gerais (GSA) dos Estados Unidos para fornecer o ChatGPT Enterprise a todos os funcionários do poder executivo federal. O acordo prevê que, durante o próximo ano, cada agência federal pague apenas uma taxa simbólica de 1 dólar para aceder à tecnologia, num esforço para modernizar a administração pública e reduzir a burocracia.
Segundo o anúncio oficial da OpenAI, o objetivo é permitir que os funcionários dediquem menos tempo a tarefas rotineiras e burocráticas e mais tempo a trabalho significativo para os cidadãos.
Resultados promissores nos programas-piloto
Antes de selar esta parceria, a OpenAI conduziu programas-piloto com várias agências governamentais para avaliar o impacto do ChatGPT nas suas operações diárias. Os resultados foram bastante positivos. No estado da Pensilvânia, por exemplo, os funcionários relataram uma poupança média de 95 minutos por dia em tarefas de rotina. Já na Carolina do Norte, mais de 85% dos funcionários do governo deram um feedback positivo sobre a utilização da ferramenta no seu trabalho.
O que está incluído no pacote ChatGPT Enterprise?
Como parte desta nova parceria, a divisão OpenAI for Government irá oferecer um pacote robusto às agências federais norte-americanas, que inclui:
Acesso ao ChatGPT Enterprise e aos seus modelos de fronteira, como as séries o4 e o3, por apenas 1 dólar por agência durante o primeiro ano.
Utilização ilimitada de funcionalidades premium, como o Deep Research e o Modo de Voz Avançado, por um período adicional de 60 dias.
Criação de uma comunidade de utilizadores governamentais dedicada e sessões de formação introdutória personalizadas através da OpenAI Academy.
Apoio na implementação e formação por parte de parceiros como a Slalom e o Boston Consulting Group.
Privacidade e segurança como prioridade
Uma das maiores preocupações na adoção de Inteligência Artificial no setor governamental é a segurança dos dados. A OpenAI garante que, na oferta do ChatGPT Enterprise, as entradas e saídas dos utilizadores não são utilizadas para treinar ou melhorar os seus modelos. Isto significa que as agências governamentais não terão de se preocupar com a confidencialidade da informação partilhada. Além disso, a GSA emitiu oficialmente uma Autorização de Utilização (ATU) para o ChatGPT Enterprise.
As agências federais interessadas em aderir ao programa já podem contactar o Centro Nacional de Atendimento ao Cliente ou a própria OpenAI para iniciar o processo. Este movimento poderá incentivar outras gigantes tecnológicas a seguir o mesmo caminho. Considerando o uso generalizado do Microsoft 365 nas agências federais, não seria surpreendente ver a Microsoft apresentar uma iniciativa semelhante para o seu assistente Copilot.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!