
A Air France e a KLM, duas das maiores companhias aéreas da Europa, confirmaram esta quarta-feira que foram vítimas de um ciberataque. O incidente resultou na exposição de dados de um número ainda não revelado de clientes, após uma plataforma externa de apoio ao cliente ter sido comprometida por atacantes.
As companhias, que integram o grupo Air France-KLM, asseguram que, apesar do acesso indevido a dados dos clientes, informações financeiras e outros dados pessoais sensíveis não foram afetados.
Resposta imediata, mas o alerta mantém-se
Numa nota divulgada, as empresas garantem ter agido de imediato para conter a ameaça assim que a atividade suspeita foi detetada. Segundo informações publicadas no site oficial da KLM, foram também implementadas medidas para evitar a repetição de um incidente semelhante, sendo que os sistemas internos das companhias não foram afetados.
O ataque já foi reportado às respetivas autoridades de proteção de dados em França (CNIL) e nos Países Baixos. Os clientes que possam ter sido afetados estão atualmente a ser informados e aconselhados a manter uma vigilância redobrada perante emails ou chamadas telefónicas suspeitas.
Mais um ataque numa onda que abala o setor da aviação
Este ataque insere-se numa recente onda de incidentes de segurança que têm visado o setor da aviação. O grupo de hackers Scattered Spider tem estado particularmente ativo, com ataques recentes à WestJet e Hawaiian Airlines.
Além disso, várias empresas de renome como a Adidas, Qantas, Louis Vuitton, Chanel e até a Google foram recentemente vítimas de violações de dados ligadas a falhas em instâncias da plataforma Salesforce, atribuídas ao grupo de hackers ShinyHunters.
O grupo Air France-KLM, fundado em 2004, é um dos maiores operadores aéreos do mundo. Com uma frota de 564 aeronaves e 78.000 funcionários, transportou 98 milhões de passageiros em 2024 para cerca de 300 destinos em 90 países.










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