
A Sony revelou esta quinta-feira os resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre do seu ano fiscal de 2025, e os números são animadores para a família PlayStation. A gigante japonesa confirmou que a PlayStation 5 alcançou um novo e impressionante marco, ultrapassando a barreira dos 80 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Os dados, que foram partilhados após a apresentação oficial de resultados, mostram que, até ao dia 30 de junho de 2025, a PS5 já tinha vendido um total de 80,3 milhões de unidades desde o seu lançamento a 12 de novembro de 2020. Só neste último trimestre, a consola vendeu 2,5 milhões de unidades, um ligeiro aumento face aos 2,4 milhões do mesmo período no ano anterior.
Um crescimento estável apesar dos desafios
Estes números colocam a PlayStation 5 cada vez mais perto do total de vendas da sua antecessora, a PlayStation 3, que alcançou 87 milhões de unidades ao longo de toda a sua vida útil. No entanto, a trajetória da PS5 ainda se encontra um pouco atrás da PlayStation 4, que no mesmo período de tempo já contabilizava 82,3 milhões de consolas vendidas.
É importante recordar que a geração atual enfrentou obstáculos significativos, como a pandemia de COVID-19, que impactou a logística e a produção, e a prolongada crise de escassez de semicondutores. É provável que, sem estes desafios, os números da PlayStation 5 fossem ainda mais expressivos. O relatório da Sony aponta para uma procura estável, sugerindo que o ritmo de vendas se deverá manter nos próximos tempos.
Jogos e serviços digitais impulsionam receitas
O sucesso da consola é também acompanhado por um forte desempenho noutras áreas. A venda de software, ou seja, os jogos, registou um aumento homólogo de 23%, passando de 53,6 milhões para 65,9 milhões de unidades vendidas. Um dado curioso é que 83% deste total corresponde a jogos em formato digital, consolidando uma tendência crescente no mercado.
A PlayStation Network (PSN) também demonstrou um crescimento robusto, alcançando os 123 milhões de utilizadores ativos mensais, um aumento de 6% em comparação com os 116 milhões registados no período homólogo de 2024. Estes resultados positivos contribuíram para que a divisão de Jogos e Rede da Sony apresentasse um crescimento de 8% nas suas receitas. Com uma base de utilizadores tão sólida, o futuro da consola parece assegurado, embora já existam rumores sobre uma possível PS6 no horizonte.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!