
Para muitos utilizadores da aplicação do YouTube em Android, ver vídeos na horizontal tornou-se uma pequena fonte de irritação. A culpa é de uma funcionalidade chamada "Zoom Automático", que ajusta o vídeo para preencher o ecrã. O problema? Fá-lo sem respeitar as proporções originais, cortando as margens do conteúdo. A boa notícia é que a Google parece estar finalmente a preparar uma solução.
A novidade foi descoberta pelo site AndroidAuthority, que encontrou nos códigos da versão 20.32.32 da aplicação uma opção para, finalmente, desativar esta função.
O que é o Zoom Automático e porque é que incomoda?
Ao contrário da opção manual "Ampliar para preencher a tela", que o utilizador pode controlar, o Zoom Automático age por conta própria e de forma imprevisível. Este recurso é ativado em alguns vídeos no modo de ecrã inteiro, aplicando um zoom que, na prática, corta partes da imagem para que esta ocupe todo o espaço disponível.
Quando isto acontece, surge um botão flutuante "Auto Zoom" que permite reverter a ação. No entanto, esta solução está longe de ser ideal, pois exige uma ação manual do utilizador a cada vez que o zoom é aplicado sem ser solicitado, tornando a experiência de visualização frustrante.
A solução está a caminho
A análise ao código da aplicação revela que o YouTube está a preparar um novo interruptor nas configurações para controlar esta funcionalidade. A opção deverá surgir no menu "Reprodução", logo abaixo da configuração já existente para ampliar vídeos.
Com esta alteração, os utilizadores terão finalmente o controlo total sobre o enquadramento dos seus vídeos, podendo desativar de vez o comportamento automático do zoom.
Ainda não existe uma data oficial para o lançamento desta funcionalidade para todos os utilizadores, mas a sua descoberta no código da aplicação é um forte indicador de que a Google está a dar resposta às queixas e que a atualização deverá ser disponibilizada em breve.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!