1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Tesla desenho frontal

A Tesla decidiu abandonar o seu ambicioso projeto de supercomputador, conhecido como Dojo, marcando o fim da tentativa da fabricante de automóveis em desenvolver chips próprios para a sua tecnologia de condução autónoma. Segundo avança a Bloomberg, a equipa está a ser desmantelada e o seu líder, Peter Bannon, está de saída da empresa.

Esta é uma mudança estratégica significativa para a empresa liderada por Elon Musk, que sempre apresentou o Dojo como a pedra angular das suas ambições em inteligência artificial e o caminho para alcançar a condução autónoma total.

Uma mudança de rumo e novas alianças

A equipa que restava do projeto Dojo será agora reafetada a outros projetos de computação e centros de dados dentro da Tesla. A decisão surge após a saída de cerca de 20 trabalhadores que fundaram a sua própria empresa de IA, a DensityAI, e numa altura em que a própria visão de Musk para a IA da Tesla parece estar a mudar.

O projeto Dojo, que incluía o desenvolvimento do seu próprio chip D1, parece ter sido substituído por uma nova aposta. Nos últimos tempos, Elon Musk começou a promover o "Cortex", um novo "supercluster de treino de IA gigante" em Austin.

Com o fim do Dojo, a Tesla irá aumentar a sua dependência de parceiros tecnológicos externos. A empresa planeia recorrer mais à Nvidia e AMD para a computação e, crucialmente, à Samsung para o fabrico de chips. Recentemente, foi assinado um acordo de 16,5 mil milhões de dólares com a gigante sul-coreana para a produção dos chips AI6, que irão equipar desde os sistemas de condução autónoma até aos robôs humanoides Optimus.

O paradoxo de Elon Musk

Esta decisão surge num momento curioso para a Tesla. Elon Musk tem insistido para que os acionistas vejam a empresa como uma potência em IA e robótica, apesar de um lançamento limitado do serviço de robotáxi em Austin ter resultado em vários incidentes.

Ao mesmo tempo que um dos seus projetos de hardware de IA mais emblemáticos é cancelado, o conselho de administração da Tesla oferece a Musk um pacote de remuneração de 29 mil milhões de dólares para o manter focado nos esforços de inteligência artificial da empresa, em vez de se distrair com os seus outros empreendimentos, como a xAI. Em 2023, o banco Morgan Stanley chegou a prever que o Dojo poderia adicionar 500 mil milhões de dólares ao valor da Tesla, um potencial que agora se desvanece.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech