
Imagine o cenário: chega para trabalhar e o seu computador não liga. Seja por uma falha de hardware, um problema de software ou, no pior dos casos, um ciberataque, o resultado é o mesmo: produtividade interrompida e uma dor de cabeça para o departamento de TI. A pensar nestas situações, a Microsoft anunciou uma nova solução que funciona como um "plano B" para os trabalhadores: o Windows 365 Reserve.
Este novo serviço foi desenhado para garantir a continuidade do negócio, oferecendo uma forma rápida e segura de voltar ao trabalho quando o dispositivo principal fica inacessível.
O que é o Windows 365 Reserve?
Em termos simples, o Windows 365 Reserve é um serviço que dá aos utilizadores acesso temporário a um PC na Cloud pré-configurado. Quando o computador físico de um funcionário avaria, este pode aceder a um ambiente de trabalho Windows completo, com todas as suas aplicações e políticas de segurança, a partir de qualquer outro dispositivo com ligação à internet.
O objetivo é mitigar as perdas de produtividade durante as paragens, permitindo que as tarefas continuem enquanto o equipamento principal é reparado ou substituído, sem necessidade de uma substituição física imediata.
Como funciona e o que oferece?
A solução funciona como uma oferta autónoma do Windows 365. Os administradores de TI podem implementar e pré-configurar estes PCs na Cloud através do Microsoft Intune, garantindo que incluem todas as aplicações empresariais, definições de segurança e acesso ao Microsoft 365.
Cada utilizador tem direito a um máximo de 10 dias de acesso por ano. Este tempo pode ser utilizado de forma consecutiva ou dividido por vários incidentes ao longo do ano. O acesso ao ambiente de trabalho temporário é feito de forma segura através de um navegador web ou da Aplicação Windows da Microsoft.
Acesso flexível: Utilize a partir de qualquer dispositivo (outro PC, tablet, etc.).
Gestão centralizada: Implementação e gestão através do Microsoft Intune.
Notificações automáticas: Os administradores são alertados quando o tempo de acesso de um utilizador está a terminar.
Segurança em primeiro lugar
A Microsoft garante que o Windows 365 Reserve aplica, por defeito, a postura de segurança da organização. O serviço segue os princípios de Zero Trust para aumentar a proteção durante as falhas, assegurando que o acesso temporário não se torna uma vulnerabilidade.
A empresa também está a reforçar a segurança geral da plataforma. A partir da segunda metade de 2025, os novos PCs na Cloud do Windows 365 virão com o redirecionamento da área de transferência, unidades, USB e impressoras desativado por defeito, para reduzir o risco de roubo de dados e ataques de malware.
Disponibilidade limitada
De momento, o Windows 365 Reserve encontra-se numa fase de "limited public preview" (pré-visualização pública limitada), o que significa que as empresas interessadas precisam de se candidatar e ser aprovadas para testar o serviço. A Microsoft planeia uma disponibilidade mais alargada após esta fase inicial de testes.
Apesar de ser uma solução robusta, a empresa nota que o serviço ainda está sujeito a limitações de escala, como a capacidade disponível no Azure, e requer uma ligação à internet para funcionar.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!