
A Meta está a desenvolver uma nova funcionalidade para o WhatsApp que promete aumentar a segurança e a confiança dos utilizadores. Em breve, será possível adicionar um link verificado para o seu perfil de Instagram, uma medida que visa combater a usurpação de identidade e a partilha de perfis falsos.
Atualmente, qualquer pessoa pode partilhar um link para um perfil do Instagram, sem que haja uma confirmação da sua autenticidade. Isto abre a porta a que utilizadores mal-intencionados se façam passar por outras pessoas, como celebridades ou figuras públicas, enganando outros contactos. A novidade, revelada pelo site especializado WABetaInfo, pretende resolver precisamente este problema.
Como vai funcionar a verificação?
O processo será relativamente simples. Os utilizadores que queiram validar o seu perfil do Instagram no WhatsApp terão de associar as suas contas através do Centro de Contas da Meta. O Centro de Contas é a plataforma da empresa que permite gerir as experiências conectadas entre as suas diferentes aplicações, como o Facebook, Instagram e o próprio WhatsApp.

Uma vez concluído este passo, o link do Instagram partilhado no perfil do WhatsApp passará a exibir um selo de verificação, confirmando que pertence genuinamente àquele utilizador.
E se não quiser verificar o perfil?
A utilização do Centro de Contas para esta verificação é totalmente opcional. Os utilizadores poderão continuar a adicionar links para perfis do Instagram sem qualquer tipo de validação. No entanto, estes links não terão o novo selo de autenticidade.
Esta abordagem cria uma espécie de sistema de confiança a dois níveis, onde os links verificados oferecem uma garantia de legitimidade, enquanto os não verificados obrigam os utilizadores a confiar no seu próprio discernimento para saber se um link é ou não fidedigno.
A funcionalidade ainda se encontra em fase de desenvolvimento e será lançada numa futura atualização da aplicação para Android e iOS. Para já, apenas o Instagram é suportado, mas não está descartada a hipótese de outros serviços virem a ser incluídos no futuro.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!