
A Google está a reforçar a inteligência artificial nas suas aplicações móveis e, desta vez, é o Gmail que fica mais inteligente. Depois de ter sido lançada em março para a versão web, a funcionalidade do Gemini que deteta e sugere a adição de eventos ao calendário a partir de emails está finalmente a chegar aos utilizadores de Android e iOS.
Esta nova capacidade promete simplificar a gestão da agenda, evitando que se esqueça de compromissos mencionados em longas conversas por email.
Uma ajuda inteligente na sua caixa de entrada
O funcionamento é bastante simples e intuitivo. De forma semelhante ao que já acontece no computador, o Gemini analisa o conteúdo dos seus emails e, quando deteta informações que parecem ser um evento ou compromisso, exibe um botão com a sugestão “Adicionar ao Calendário”.
Nos dispositivos móveis, ao tocar no botão, surgirá um painel na parte inferior do ecrã da aplicação do Gmail a confirmar que o evento foi adicionado com sucesso. A partir daí, poderá modificar os detalhes do evento caso a informação gerada pelo Gemini não esteja totalmente correta.
Segundo informações partilhadas pela empresa no seu blog Google Workspace Updates, se um único email contiver múltiplos eventos, a ferramenta será capaz de os identificar e sugerir a adição de todos ao seu Google Calendar.
Limitações e disponibilidade
Apesar de ser uma ferramenta poderosa, existem para já algumas limitações a ter em conta:
De momento, a funcionalidade apenas está disponível para emails escritos em inglês.
O botão não adiciona automaticamente outros convidados que possam ser mencionados no corpo do email, sendo necessário adicioná-los manualmente.
A sugestão não aparecerá em emails que já contenham eventos extraídos automaticamente, como confirmações de voos ou reservas de restaurantes.
O lançamento desta funcionalidade começou recentemente e deverá ficar disponível para todos os utilizadores elegíveis ao longo dos próximos 15 dias. A ferramenta estará acessível para subscritores de planos específicos do Google Workspace (Business Starter, Standard, Plus; Enterprise Starter, Standard, Plus; Frontline Plus), clientes com os extras Gemini Education ou Gemini Education Premium, e subscritores do Google AI Pro e Ultra.
Esta novidade reforça a aposta da Google na integração do Gemini no seu ecossistema móvel. Recorde-se que, recentemente, a empresa também introduziu a capacidade de gerar imagens com IA diretamente no Google Docs para Android.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!