
As visualizações do Autopilot e do sistema de condução autónoma (Full Self-Driving) da Tesla poderão estar prestes a receber uma atualização gráfica de grande relevo. A fabricante de automóveis elétricos parece estar a planear a transição para o Unreal Engine, o popular motor gráfico da Epic Games, conhecido por ser a base de muitos videojogos de sucesso.
A descoberta no firmware
A novidade foi avançada pelo site Not a Tesla App, que cita o conhecido hacker de software da Tesla, "greentheonly". Este descobriu evidências da mudança no firmware 2025.20, especificamente nos modelos Model S e Model X equipados com os mais recentes processadores da AMD.
Atualmente, a Tesla utiliza o motor gráfico open-source Godot para gerar as representações visuais do que o carro "vê" em seu redor. A mudança para o Unreal Engine representaria um salto qualitativo considerável, permitindo gráficos mais realistas, detalhados e fluidos, melhorando a experiência e a confiança do condutor nos sistemas de assistência.
Uma tendência na indústria automóvel
A Epic Games tem vindo a promover ativamente a utilização do seu motor gráfico na indústria automóvel, e a Tesla não seria a primeira a adotá-lo. Fabricantes como a Rivian, Ford, GMC, Volvo e Lotus já utilizam o Unreal Engine para os seus sistemas de infoentretenimento e visualizações de condução.
Esta não é a primeira vez que os caminhos da Tesla e da Epic Games se cruzam. No ano passado, a Cybertruck, a futurista pickup da Tesla, foi adicionada ao popular videojogo Fortnite, que é o principal porta-estandarte do Unreal Engine. A confirmar-se, esta transição reforçará os laços entre as duas empresas e poderá estabelecer um novo padrão para as interfaces gráficas no setor automóvel.










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