
Se é um entusiasta por experimentar as novidades da Google em primeira mão, o programa beta é certamente o seu recreio favorito. No entanto, o acesso antecipado a novas funcionalidades vem muitas vezes acompanhado de bugs insólitos. O mais recente está a afetar a aplicação Mensagens da Google e a dar aos utilizadores uma estranha sensação de déjà vu.
Um bug visualmente insólito
A mais recente versão beta da aplicação Mensagens para Android (v20250811) está a pregar uma partida visual aos seus utilizadores. Vários membros do programa de testes relatam que, após a atualização, passaram a ver não um, mas dois ícones da aplicação na sua gaveta de aplicações.
Segundo o Android Authority, a explicação técnica reside na adição acidental de um "filtro de intenção de launcher" extra noutra atividade dentro do código da aplicação. O mais caricato? Para os utilizadores que tentaram resolver o problema desinstalando e reinstalando a app, o resultado foi ainda mais bizarro: em vez de dois, passaram a ter três ícones. Uma autêntica Hidra digital no seu telemóvel.

A "sorte" dos launchers alternativos
Curiosamente, este bug não parece manifestar-se da mesma forma para todos. A sua visibilidade pode depender do launcher que utiliza no seu dispositivo. Nos testes realizados pela fonte, o problema foi imediatamente visível no Pixel Launcher, o launcher padrão dos telemóveis da Google. No entanto, em launchers de terceiros, como o popular Lawnchair, os ícones duplicados só apareceram depois de se alternar para o Pixel Launcher e voltar atrás.
O preço de ser um beta tester
Este tipo de situação serve como um bom lembrete da verdadeira natureza de um programa beta. Os utilizadores que participam estão, na essência, a ajudar os developers a detetar estas falhas e peculiaridades antes que as atualizações cheguem a milhões de pessoas na versão estável.
A Google deverá certamente corrigir este bug na próxima atualização beta. Até lá, os utilizadores afetados podem divertir-se com os seus múltiplos ícones da aplicação Mensagens.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!