
A Microsoft decidiu adiar uma nova funcionalidade do Copilot para o Teams, anunciada em novembro de 2024, que permitiria ao assistente de inteligência artificial analisar o conteúdo partilhado no ecrã durante as reuniões. A capacidade, que prometia oferecer respostas e recomendações mais contextuais, foi agora adiada por um ano, com a nova data de lançamento prevista para agosto de 2026.
Uma ajuda visual para o Copilot
A ideia por detrás desta funcionalidade era permitir que o Copilot tivesse mais contexto sobre o que estava a ser discutido numa reunião, ao "ver" o que era visível no ecrã. Isto permitiria aos utilizadores fazer pedidos mais complexos e obter resultados mais precisos, como por exemplo pedir para "reescrever o parágrafo partilhado no ecrã incorporando o feedback do chat". O assistente já tem acesso às transcrições e conversas das reuniões, mas esta capacidade de análise visual do conteúdo partilhado representaria um passo significativo.
Preocupações com a privacidade podem estar na origem do atraso
A Microsoft não divulgou publicamente o motivo exato para o adiamento, referindo apenas na entrada do Roadmap do Microsoft 365 que, após uma "análise mais aprofundada", não irá avançar com o lançamento neste momento. No entanto, é provável que a decisão esteja relacionada com preocupações de privacidade.
Permitir que o Copilot tivesse acesso sem restrições a sessões de partilha de ecrã poderia levantar questões sobre a confidencialidade dos dados, especialmente em ambientes empresariais. Frequentemente, informação sensível pode ser partilhada acidentalmente durante as reuniões, e ter um sistema de IA a aceder a essa informação poderia ser visto como um risco de segurança e privacidade.
Funcionalidade semelhante já em testes no Windows 11
Curiosamente, uma capacidade semelhante, denominada Copilot Vision, já se encontra presente nas versões de teste (Insider) do Windows 11. Esta funcionalidade permite que o Copilot analise o que está a ser exibido no ecrã do utilizador em tempo real, sugerindo que a tecnologia continua em desenvolvimento, embora a sua integração no ambiente mais colaborativo do Teams tenha sido colocada em pausa.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!