1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Microsoft logo em fundo colorido

A Microsoft está a investigar um problema grave que afeta utilizadores do Windows 11. Após a instalação da atualização de segurança de agosto de 2025, surgiram múltiplos relatos de falhas e corrupção de dados em unidades de armazenamento SSD e discos rígidos (HDD), deixando muitos utilizadores em alerta.

A empresa confirmou estar ciente da situação, que parece estar ligada às atualizações KB5063878 (segurança) e KB5062660 (pré-visualização). O problema manifesta-se principalmente durante operações de escrita intensiva, como a transferência de ficheiros grandes ou a extração de arquivos com muitos itens, especialmente quando as unidades de armazenamento têm mais de 60% da sua capacidade ocupada.

Microsoft investiga, mas não consegue replicar o erro

Num comunicado, a Microsoft admitiu que, até ao momento, não conseguiu reproduzir o problema internamente. "Estamos a trabalhar ativamente com os nossos parceiros de dispositivos de armazenamento para tentar reproduzir a questão. Até à data, nem os testes internos nem a telemetria identificaram um aumento nas falhas de disco ou corrupção de ficheiros", afirmou a empresa.

A gigante tecnológica acrescentou que as suas equipas de apoio ao cliente também não receberam queixas diretas sobre este problema. No entanto, está a solicitar aos utilizadores afetados que reportem a situação através do Hub de Comentários ou do Suporte para Empresas, de forma a recolher mais informação para a investigação.

Várias marcas de SSD e HDD afetadas

Os relatos, que começaram a surgir na semana passada por parte de um construtor de PCs no Japão, indicam que o problema faz com que as unidades SSD simplesmente desapareçam do sistema operativo. A lista de hardware afetado inclui modelos de várias marcas conhecidas, como Corsair Force MP600, Maxio SSD, SanDisk Extreme Pro e várias unidades da Kioxia que utilizam controladores da Phison e InnoGrit.

A Phison, uma das principais fabricantes de controladores NAND, já reagiu à situação. "A Phison foi recentemente informada dos efeitos das atualizações 'KB5063878' e 'KB5062660' no Windows 11 que potencialmente impactaram vários dispositivos de armazenamento, incluindo alguns suportados pela Phison", disse um porta-voz da empresa. "Compreendemos a perturbação que isto pode ter causado e contactámos prontamente as partes interessadas da indústria. [...] Estamos a trabalhar com os parceiros."

O que pode fazer para se proteger?

Até que a Microsoft lance uma correção oficial, a recomendação para os utilizadores do Windows 11 é ter cautela com operações de escrita intensiva. Aconselha-se evitar a transferência de ficheiros muito grandes (na ordem das dezenas de gigabytes) de uma só vez.

Da mesma forma, ao extrair ficheiros comprimidos de grande dimensão e com muitos itens, como um arquivo com 200 ficheiros de 200 MB cada, o ideal é fazê-lo em várias etapas em vez de tudo de uma vez, para minimizar o risco de provocar a falha.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech