
O YouTube Premium continua a ser uma das subscrições de streaming com melhor relação qualidade-preço, mas há sempre espaço para melhorar. Depois de ter lançado a versão Premium Lite, com menos funcionalidades a um preço mais baixo, a Google parece ter agora uma novidade para quem não paga pela plataforma, embora com algumas limitações importantes.
A gigante tecnológica não lançou uma funcionalidade exclusiva para os utilizadores gratuitos. Em vez disso, disponibilizou uma opção que durante anos esteve reservada apenas a quem pagava: a capacidade de descarregar vídeos. No entanto, a experiência não é exatamente a mesma da que é oferecida no plano Premium.
Uma funcionalidade Premium agora para todos (mas com asteriscos)
A novidade foi primeiramente detetada por um utilizador na plataforma Reddit, que reparou na possibilidade de descarregar vídeos para visualização offline sem necessidade de uma ligação à internet. A funcionalidade já está ativa, mas a principal diferença reside na qualidade do download.
Com uma subscrição do YouTube Premium, é possível descarregar vídeos em Full HD (1080p) ou em resoluções inferiores como 720p, oferecendo total flexibilidade. Para os utilizadores gratuitos, no entanto, a qualidade está limitada a uns modestos 360p e 144p. Importa também referir que, ao contrário dos subscritores, os utilizadores da versão gratuita não têm downloads ilimitados.

As limitações não ficam por aqui
Estas restrições podem parecer desanimadoras, mas representam a única forma lógica de a Google poder oferecer esta funcionalidade sem desvalorizar o seu serviço pago. As limitações, contudo, não se ficam por aqui.
A capacidade de download para contas gratuitas não funciona para vídeos de música. Se quiser guardar os seus videoclipes favoritos para ver offline, continuará a precisar de uma subscrição Premium, que nos EUA tem um custo de 13,99 dólares (cerca de 13 euros) para o plano individual e 22,99 dólares (cerca de 21,50 euros) para o plano familiar.
Como a versão YouTube Premium Lite não inclui a funcionalidade de downloads, não é possível contornar estas limitações subscrevendo o plano mais económico. A estratégia da plataforma parece clara: dar um vislumbre das vantagens para incentivar a adesão ao plano completo. Ainda assim, para os utilizadores gratuitos que não se importam com estas restrições, a capacidade de descarregar vídeos é uma mudança bem-vinda.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!