
Entrar num carro que esteve estacionado ao sol durante o verão é uma experiência universalmente desagradável. A sensação de entrar num forno, com o volante e os assentos a queimar, é algo que todos queremos evitar. A temperatura dentro do habitáculo pode facilmente superar em 10 ºC a 20 ºC o valor registado no exterior, levando a uma corrida imediata para ligar o ar condicionado no máximo.
Contudo, antes de sobrecarregar o sistema de climatização, existe uma técnica simples e surpreendentemente eficaz, originária do Japão, que permite arrefecer o interior do veículo em meros segundos.
O truque para refrescar o carro rapidamente
O método consiste em apenas dois passos muito simples de executar. Primeiro, deve descer completamente o vidro da janela do lado do passageiro, garantindo que fica totalmente aberta.
De seguida, posicione-se do lado do condutor e, com a porta deste lado, execute um movimento rápido de abrir e fechar por cinco vezes consecutivas. Não é necessário bater com a porta; um movimento firme e rápido é suficiente para criar o efeito desejado.
Porque é que este método funciona?
A explicação é puramente física e bastante engenhosa. Ao mover a porta do condutor, está a criar um efeito de bomba de ar. Este movimento força o ar quente e abafado, acumulado no interior do carro, a ser expelido pela janela aberta do lado oposto. Simultaneamente, o ar mais fresco do exterior é puxado para dentro, renovando a atmosfera do habitáculo.
Testes realizados no Japão validam a eficácia desta técnica, demonstrando que o interior do veículo pode arrefecer até 8 °C em poucos segundos. Embora não transforme o carro num frigorífico, a diferença é imediata e torna o início de qualquer viagem muito mais confortável e respirável. Depois deste pequeno truque, sim, pode ligar o ar condicionado para manter a temperatura ideal.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!