
A Chéquia prepara-se para pisar no acelerador e tornar-se o primeiro país da União Europeia a testar um limite de velocidade de 150 km/h nas suas autoestradas. A medida, que está a gerar grande expectativa, arranca no final de setembro e promete redefinir o futuro da mobilidade na região.
O ensaio inicial terá lugar num troço com cerca de 50 quilómetros da recém-inaugurada autoestrada D3, que liga as cidades de Tábor e České Budějovice. Este projeto-piloto representa um passo arrojado, que contrasta com as tendências mais conservadoras de outros países europeus.
Um teste de alta velocidade sob condições ideais
Este projeto ambicioso contou com um investimento de 55 milhões de coroas checas, o equivalente a cerca de 2,2 milhões de euros. O valor foi aplicado na instalação de 42 painéis eletrónicos de sinalização variável, que serão o cérebro da operação, ajustando os limites de velocidade em tempo real.
Contudo, atingir os 150 km/h não será uma constante. Jan Rýdl, porta-voz da Direção de Estradas e Autoestradas (ŘSD) da Chéquia, esclarece que a fasquia só será elevada quando as condições forem "absolutamente ideais". Isto significa que "não pode haver filas, nem piso escorregadio, nem visibilidade reduzida".
A responsabilidade de gerir esta sinalização dinâmica estará a cargo do Centro Nacional de Informação de Transportes, que monitorizará as condições da via e do tráfego para decidir quando é seguro permitir a velocidade máxima.
Outros países europeus com o pé no travão
A iniciativa checa surge num contexto europeu de abordagens distintas. A Áustria, por exemplo, testou um limite de 140 km/h entre 2018 e 2020, mas acabou por abandonar o projeto. A então ministra do clima justificou a decisão com o aumento das emissões de CO2, um fator cada vez mais ponderado nas políticas de mobilidade.
Já os Países Baixos optaram por uma medida ainda mais restritiva em 2020, reduzindo o limite máximo para 100 km/h durante o dia por razões ambientais. A velocidade de 130 km/h só é permitida no período noturno, entre as 19h00 e as 6h00. No entanto, em abril deste ano, as autoridades holandesas reverteram parcialmente a medida, autorizando novamente os 130 km/h em alguns troços durante o dia.
E em Portugal, continuamos nos 120 km/h?
Enquanto a Chéquia acelera, Portugal mantém-se nos 120 km/h, o limite máximo estabelecido pelo Código da Estrada para as autoestradas. Por agora, não há qualquer intenção oficial de alterar esta norma.
Ainda assim, a discussão não é nova. Em 2023, o Automóvel Club de Portugal (ACP) apresentou uma proposta ao Governo para uma revisão faseada dos limites. A primeira etapa sugeria aumentar a velocidade para 130 km/h com piso seco e, em contrapartida, reduzi-la para 110 km/h em condições de chuva. Numa fase posterior, o ACP contemplava a possibilidade de testar limites de 140 km/h ou mesmo 150 km/h. A proposta, contudo, não obteve qualquer resposta por parte do executivo.










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