
Muitas empresas em todo o mundo têm a sua operação profundamente integrada no ecossistema da Microsoft, seja através dos serviços do Microsoft 365 ou da utilização da cloud Azure. Nesse sentido, é fundamental que o acesso a estes serviços seja robusto e eficiente. A Microsoft parece estar ciente disso, reforçando a ideia de que o futuro do trabalho passa pelo Desktop as a Service (DaaS), ou ambiente de trabalho como um serviço.
Esta convicção foi validada pelo mais recente relatório Magic Quadrant da Gartner para DaaS, no qual a Microsoft foi coroada líder pelo terceiro ano consecutivo. A empresa obteve a classificação mais elevada tanto em "abrangência da visão" como em "capacidade de execução", destacando-se da concorrência.
Uma visão que vai além da tecnologia
A Microsoft tem sublinhado que a sua estratégia para esta área não se foca apenas em ser uma solução técnica, mas sim em funcionar como um catalisador para os negócios. É aqui que a sua grande aposta em Inteligência Artificial (IA) entra em jogo, através de ferramentas como o Copilot e o uso de Unidades de Processamento Neuronal (NPUs), que trabalham em conjunto com as soluções de desktop para responder às necessidades de produtividade e eficiência das organizações.
Os cinco pilares da estratégia da Microsoft
A gigante de Redmond está a construir a "próxima geração" de espaços de trabalho digitais com base em cinco princípios fundamentais. Estes incluem capacitar a força de trabalho moderna, construir um ecossistema integrado, implementar uma arquitetura escalável com alcance e confiança globais, permitir flexibilidade e escolha, especialmente em licenciamento e práticas de implementação, e inovar para o futuro através da IA e dos desktops na cloud.
O ecossistema em ação
Para concretizar estes princípios, a Microsoft já implementou várias soluções focadas na nuvem e em IA. Exemplos disso são o Windows 365, o Azure Virtual Desktop (AVD), o Security Copilot e o Microsoft 365 Copilot. O objetivo é facilitar a vida das empresas, oferecendo soluções de desktop na nuvem potenciadas por IA, que são acessíveis a partir de praticamente qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, procuram reduzir a carga sobre os administradores de TI e permitir uma gestão de custos flexível.
A concorrência no Quadrante Mágico
Apesar da posição de destaque da Microsoft, o quadrante de líderes da Gartner no setor DaaS inclui outros nomes de peso como a AWS, Citrix e Omnissa. No quadrante dos "Visionários", um dos nomes em evidência é a Parallels, mostrando que, embora a Microsoft lidere, a inovação no setor continua a ser bastante competitiva.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!