
Apesar de o fim do suporte estar agendado para outubro de 2025, a Microsoft continua a dar atenção ao Windows 10. Como é habitual na última terça-feira de cada mês, a empresa lançou uma nova atualização não relacionada com a segurança para o sistema operativo, identificada como KB5063842, que eleva o número de compilação para 19045.6282.
Esta atualização, de caráter opcional, traz uma funcionalidade de peso para o setor empresarial e um conjunto significativo de correções que visam melhorar a estabilidade e a experiência de utilização do sistema que ainda equipa milhões de computadores em todo o mundo.
Backup para empresas é a grande estrela desta atualização
A principal novidade é a disponibilidade geral do "Windows Backup for Organizations". Esta ferramenta foi desenhada para facilitar a vida às empresas, permitindo transições de dispositivos mais suaves e eficientes. Quer se trate de uma renovação do parque informático, da migração para o Windows 11 ou da implementação de novos computadores equipados com IA, esta solução promete manter a produtividade com o mínimo de interrupções, assegurando a continuidade do negócio.
Para além disso, a atualização introduz uma nova funcionalidade de licenciamento que permite aos clientes comerciais da solução ESU (Extended Security Updates) sem chave, que também usem o Windows 365, bloquear o tráfego de rede de saída, reforçando as políticas de segurança.
Um leque de correções para melhorar a estabilidade
Esta atualização não se foca apenas em novidades, mas também em resolver vários problemas que afetavam os utilizadores. Foi corrigido um problema que impactava a forma como certos caracteres especiais apareciam nas caixas de texto e outro relacionado com o método de introdução de texto em Chinês Simplificado (IME), que exibia alguns caracteres como caixas vazias.
A Microsoft resolveu também uma falha no Windows Hello, em que o Narrador lia incorretamente o nome de uma caixa de verificação nas definições de reconhecimento facial. Outras correções incluem melhorias no painel de pesquisa do Windows, que por vezes não exibia a pré-visualização corretamente, e um ajuste no Controlo Parental que impedia o fluxo de aprovação "Pedir para usar" de ser acionado para aplicações bloqueadas.
Foram ainda implementadas atualizações nos perfis de Definições de País e Operadora (COSA) e resolvida uma falha na política de Acesso a Armazenamento Removível.
Como descarregar e instalar esta atualização opcional
Sendo uma atualização opcional, não será instalada automaticamente. Os utilizadores do Windows 10 que desejem instalar o pacote KB5063842 podem fazê-lo acedendo a Definições > Atualização e Segurança > Windows Update. Aí, basta procurar por novas atualizações e selecionar a opção "Transferir e instalar".
Alternativamente, o ficheiro pode ser descarregado diretamente do Catálogo Microsoft Update para uma instalação manual.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!