
Quem nunca esteve numa chamada importante ou a meio de uma sessão de jogo e, de repente, o som dos auscultadores Bluetooth ficou abafado e com uma qualidade notoriamente inferior? Este é um problema comum que a Microsoft pretende resolver em futuras atualizações do Windows 11, prometendo uma melhoria significativa na fidelidade do áudio sem fios.
O dilema do Bluetooth Clássico
A razão para esta quebra de qualidade reside na tecnologia Bluetooth Classic Audio, que opera com dois perfis distintos. Conforme explicado pela Microsoft, existe o perfil A2DP (Advanced Audio Distribution Profile), que prioriza a qualidade de áudio mas não permite a utilização do microfone, e o perfil HFP (Hands-Free Profile), que ativa o microfone à custa de uma fidelidade de som muito mais baixa e sem suporte para reprodução em estéreo.
Até agora, era impossível ter som de alta qualidade e o microfone a funcionar em simultâneo com esta tecnologia já com duas décadas.
A solução chama-se Bluetooth LE Audio
Para ultrapassar estas limitações, a Microsoft vai integrar o suporte para Bluetooth Low Energy (LE) Audio no Windows 11. Trata-se de uma arquitetura moderna que substitui os perfis A2DP e HFP por uma solução mais flexível e eficiente.
Esta nova tecnologia utiliza um algoritmo de compressão superior e introduz o áudio "super wideband", que permite uma taxa de amostragem bidirecional de 32kHz. Na prática, isto significa que o som deixará de soar abafado durante as chamadas ou quando se utiliza o microfone, oferecendo uma clareza de voz e áudio em estéreo de alta fidelidade, mesmo durante as sessões de jogo mais intensas ou em chamadas no Teams.
Como e quando poderemos ter acesso
Para tirar partido desta novidade, será necessário ter, no mínimo, o Windows 11, versão 24H2. No entanto, a implementação não será imediata. A Microsoft indica que os fabricantes de computadores e de dispositivos de áudio terão de lançar atualizações de drivers para ativar a funcionalidade, algo que deverá acontecer mais para o final do ano.
A empresa de Redmond prevê que os novos computadores lançados a partir de finais de 2025 já tragam suporte para esta tecnologia de áudio de fábrica, mudando para sempre a experiência de utilização de periféricos de áudio sem fios.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!