1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows logo

A Microsoft está a dar os últimos passos antes do lançamento público da próxima grande atualização para o seu sistema operativo. A versão 25H2 do Windows 11 já se encontra disponível para os utilizadores inscritos no canal Release Preview do programa Windows Insider, o derradeiro estádio de testes.

Para quem faz parte deste canal, a atualização (build 26200.5074) não será instalada automaticamente. É necessário procurá-la de forma manual, acedendo a "Definições > Windows Update" e clicando em "Verificar se existem atualizações". Após este passo, surgirá um aviso a indicar a disponibilidade da versão 25H2, com a opção para a "Transferir e Instalar".

Uma atualização mais leve que a anterior

Ao contrário da versão 24H2, que foi uma atualização completa do sistema operativo, a 25H2 é distribuída como um "pacote de ativação" (enablement package). Na prática, isto significa que as funcionalidades já se encontravam presentes na versão anterior, mas desativadas. Este pacote simplesmente ativa-as, tornando o processo de atualização muito mais rápido.

Ambas as versões, 24H2 e 25H2, partilham o mesmo ramo de serviço, o que garante que receberão as mesmas funcionalidades e melhorias ao longo do tempo, através das atualizações mensais da Microsoft.

O que muda com a versão 25H2

Além de introduzir novas funcionalidades, esta atualização também marca o fim de algumas ferramentas mais antigas. De acordo com a publicação no blogue oficial do Windows, o PowerShell 2.0 foi removido, assim como a linha de comandos do Windows Management Instrumentation (WMI).

Para o ambiente empresarial, há novidades importantes. Os administradores de TI terão agora a capacidade de desinstalar um maior número de aplicações pré-instaladas nos dispositivos das edições Enterprise e Education, utilizando as Políticas de Grupo ou MDM CSP.

Disponibilidade para o mercado empresarial

A Microsoft também já disponibilizou a versão 25H2 para os clientes comerciais, que podem iniciar os testes através do Windows Update for Business (WUfB) e do Windows Server Update Service (WSUS). A atualização ficará igualmente disponível no Azure Marketplace em breve. Para quem prefere uma instalação limpa, a empresa prometeu lançar as imagens ISO na próxima semana, que poderão ser encontradas no site oficial do programa Windows Insider.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech