1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11 logo

A Microsoft colocou um ponto final num bug que estava a causar dores de cabeça a alguns utilizadores do Windows 11, ao gerar mensagens de erro falsas no sistema. A correção foi disponibilizada através de uma nova atualização não relacionada com segurança, visando especificamente a mais recente versão do sistema operativo.

Para quem tem andado a deparar-se com alertas estranhos, a boa notícia é que a solução já está a caminho, prometendo devolver a tranquilidade ao Visualizador de Eventos do seu computador.

O fim dos erros fantasma no Visualizador de Eventos

Nas últimas semanas, utilizadores que instalaram as atualizações de pré-visualização de julho começaram a notar erros relacionados com o "CertificateServicesClient (CertEnroll)", identificados com o ID 57. A mensagem de erro indicava, de forma alarmante, que o "fornecedor Microsoft Pluton Cryptographic Provider não foi carregado porque a inicialização falhou".

No entanto, tratava-se de um falso alarme. A própria Microsoft confirmou que o erro era um falso positivo, ligado a uma funcionalidade ainda em desenvolvimento, e que não tinha qualquer impacto real no funcionamento do sistema. Inicialmente, a recomendação da empresa foi simplesmente ignorar os alertas.

Como e quando vai receber a correção?

Agora, a empresa avançou com uma solução definitiva. Conforme detalhado na sua página Windows Release Health, o problema foi resolvido com a atualização KB5064081 para o Windows 11, versão 24H2.

A distribuição desta correção está a ser feita de forma faseada. As versões de consumidor (Home e Pro), bem como os dispositivos comerciais geridos diretamente pela Microsoft, receberão a atualização de forma automática. A empresa adverte, contudo, que o processo pode demorar até quatro semanas para chegar a todos os utilizadores.

Para os computadores em ambientes empresariais, cujas atualizações são geridas por departamentos de TI, a correção será integrada nas atualizações cumulativas do próximo mês.

Nem tudo está resolvido no Windows

Apesar desta boa notícia, a Microsoft ainda tem trabalho pela frente. A empresa continua a investigar um outro problema conhecido que afeta o desempenho de streaming com NDI no popular software OBS. Embora já exista uma solução temporária, uma correção definitiva ainda não tem data marcada para ser lançada.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech