
A Microsoft colocou um ponto final num bug que estava a causar dores de cabeça a alguns utilizadores do Windows 11, ao gerar mensagens de erro falsas no sistema. A correção foi disponibilizada através de uma nova atualização não relacionada com segurança, visando especificamente a mais recente versão do sistema operativo.
Para quem tem andado a deparar-se com alertas estranhos, a boa notícia é que a solução já está a caminho, prometendo devolver a tranquilidade ao Visualizador de Eventos do seu computador.
O fim dos erros fantasma no Visualizador de Eventos
Nas últimas semanas, utilizadores que instalaram as atualizações de pré-visualização de julho começaram a notar erros relacionados com o "CertificateServicesClient (CertEnroll)", identificados com o ID 57. A mensagem de erro indicava, de forma alarmante, que o "fornecedor Microsoft Pluton Cryptographic Provider não foi carregado porque a inicialização falhou".
No entanto, tratava-se de um falso alarme. A própria Microsoft confirmou que o erro era um falso positivo, ligado a uma funcionalidade ainda em desenvolvimento, e que não tinha qualquer impacto real no funcionamento do sistema. Inicialmente, a recomendação da empresa foi simplesmente ignorar os alertas.
Como e quando vai receber a correção?
Agora, a empresa avançou com uma solução definitiva. Conforme detalhado na sua página Windows Release Health, o problema foi resolvido com a atualização KB5064081 para o Windows 11, versão 24H2.
A distribuição desta correção está a ser feita de forma faseada. As versões de consumidor (Home e Pro), bem como os dispositivos comerciais geridos diretamente pela Microsoft, receberão a atualização de forma automática. A empresa adverte, contudo, que o processo pode demorar até quatro semanas para chegar a todos os utilizadores.
Para os computadores em ambientes empresariais, cujas atualizações são geridas por departamentos de TI, a correção será integrada nas atualizações cumulativas do próximo mês.
Nem tudo está resolvido no Windows
Apesar desta boa notícia, a Microsoft ainda tem trabalho pela frente. A empresa continua a investigar um outro problema conhecido que afeta o desempenho de streaming com NDI no popular software OBS. Embora já exista uma solução temporária, uma correção definitiva ainda não tem data marcada para ser lançada.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!