1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11 logo

Os mais recentes dados da Statcounter, referentes a setembro de 2025, revelam um cenário curioso no ecossistema da Microsoft. Embora o Windows 11 se mantenha como o sistema operativo mais popular, sofreu uma quebra inesperada, permitindo que o seu antecessor, o Windows 10, recuperasse algum terreno, mesmo estando à beira do fim do seu suporte oficial.

A dança dos números a nível global

De acordo com o relatório, o Windows 11 está agora instalado em 49,02% de todos os computadores com Windows a nível mundial. Este número representa uma descida considerável de 4,49 pontos percentuais em relação ao mês anterior, que tinha sido de forte crescimento.

Em contrapartida, o Windows 10 demonstrou uma resiliência notável, subindo 2,77 pontos e alcançando uma quota de mercado de 45,65%. O restante mercado continua a ser partilhado por versões há muito obsoletas como o Windows 7, 8.1, 8 e até o icónico Windows XP, que, mesmo sem suporte há mais de uma década, ainda marca presença em algumas máquinas ligadas à internet.

uso do windows no mercado global

Europa resiste à atualização

A popularidade do Windows 11 varia significativamente consoante a região. Nos Estados Unidos, o sistema operativo mais recente goza de uma posição confortável com 59,28% de quota de mercado. No Reino Unido, o domínio é ainda mais expressivo, com 60,53% dos PCs a correrem o Windows 11.

No entanto, o cenário na Europa é radicalmente diferente. O velho continente parece mais relutante em abandonar o Windows 10, que se mantém como líder destacado com 53,01% do mercado. O Windows 11 fica-se pelos 43,89%, mostrando que muitos utilizadores europeus continuam fiéis ao sistema operativo que conhecem, mesmo com o fim do suporte a aproximar-se rapidamente.

O fim do suporte ao Windows 10 e o futuro

É importante recordar que o suporte oficial ao Windows 10 termina dentro de um mês. Após essa data, os computadores que continuem a utilizar este sistema deixarão de receber atualizações de segurança e de funcionalidades, ficando mais vulneráveis a ameaças.

Contudo, pela primeira vez, a Microsoft oferece aos consumidores um programa de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU) de forma totalmente gratuita. Este programa garante um período de tolerância de 12 meses, fornecendo atualizações de segurança críticas para aqueles que não podem ou não querem fazer a transição imediata para o Windows 11.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech