
A Google anunciou um novo conjunto de ferramentas de aprendizagem baseadas em inteligência artificial (IA) para o Gemini, que já se encontram disponíveis em vários países, incluindo Portugal. A iniciativa surge a pensar no regresso às aulas, com o objetivo de "promover o pensamento crítico, aprofundar a compreensão e tornar o estudo mais eficiente".
Estas novidades foram desenvolvidas em colaboração com especialistas da empresa nas áreas da pedagogia e da ciência da aprendizagem, procurando transformar o Gemini num assistente de estudo mais completo e interativo para os alunos.
Um parceiro de estudo que ensina a pensar
Uma das principais novidades é a "aprendizagem orientada", um modo que transforma o Gemini num parceiro de estudo colaborativo. Em vez de fornecer respostas diretas e imediatas, esta ferramenta guia os estudantes através de explicações passo a passo, ajudando-os a compreender o "como" e o "porquê" de cada matéria.
Segundo a Google, a funcionalidade foi desenhada para ser interativa, fazendo perguntas abertas e personalizando as respostas para garantir que o aluno está a compreender os conceitos e não apenas a memorizar a informação.
Imagens e vídeos para uma aprendizagem mais visual
Para tornar a exploração de temas complexos mais acessível, o Gemini passa a integrar automaticamente recursos visuais nas suas respostas. Ao questionar sobre processos como a fotossíntese ou a constituição de uma célula, por exemplo, a plataforma irá apresentar imagens, diagramas e vídeos do YouTube de alta qualidade para clarificar a informação.
Ferramentas de estudo criadas em segundos
A pensar na preparação para testes e exames, os estudantes podem agora pedir ao Gemini para criar ferramentas de estudo de forma instantânea. Com base em apontamentos das aulas ou outros materiais de estudo, a inteligência artificial consegue gerar cartões de memorização (flashcards) e guias de estudo personalizados, otimizando o tempo de preparação dos alunos.
A Google anunciou ainda uma oferta especial para estudantes universitários no Reino Unido, Alemanha, Arábia Saudita e Egito: uma subscrição gratuita de um ano do plano AI Pro. Esta oferta permite tirar o máximo partido das capacidades de IA nos seus estudos, embora, para já, não esteja disponível para os estudantes em Portugal.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!