
Sempre desejou que o Windows 11 pudesse alternar automaticamente entre os modos claro e escuro com base num horário, ou que o ajudasse a descobrir conflitos de atalhos de teclado? Se a resposta é sim, a Microsoft está prestes a resolver estas duas ausências notórias no seu sistema operativo através do popular conjunto de ferramentas PowerToys.
A mais recente versão 0.94 do PowerToys, o canivete suíço de utilitários para os utilizadores avançados do Windows, introduz uma nova ferramenta capaz de detetar que atalhos estão a ser utilizados pelo sistema operativo ou por outros módulos do próprio PowerToys. Com o crescente número de funcionalidades, é cada vez mais fácil criar um conflito e ter duas ações a acontecerem em simultâneo ao ativar um atalho. Esta nova ferramenta destaca quaisquer conflitos a vermelho, permitindo uma reconfiguração rápida.
A funcionalidade que o Windows 11 deveria ter de raiz
Mas a grande novidade está para chegar. A Microsoft está a trabalhar para resolver uma das falhas mais criticadas do Windows 11 com um novo módulo para os PowerToys. "Estamos a planear algumas funcionalidades e melhorias simpáticas para o próximo mês – uma interface renovada para o Keyboard Manager e um novo utilitário que pode alternar automaticamente entre o modo claro e escuro com base no seu horário", afirma Niels Laute, gestor de produto sénior na Microsoft.

Apesar de ser possível ativar manualmente os modos claro ou escuro no Windows, não existe uma forma nativa de agendar esta mudança com base nas horas do dia ou ao nascer e pôr do sol. É uma funcionalidade básica, presente há anos no iOS e Android, e surpreende que a Microsoft tenha recorrido aos PowerToys para a implementar, em vez de a integrar diretamente no sistema operativo. De qualquer forma, a novidade chega já no próximo mês, pondo um fim à necessidade de alternar manualmente entre temas.
Se ainda não explorou os PowerToys, saiba que existem muitos outros utilitários úteis, como o Advanced Paste, Always on Top, FancyZones e o novo Command Palette, um lançador de aplicações ao estilo do Spotlight da Apple. Pode descarregar a versão mais recente do PowerToys diretamente da página da Microsoft no GitHub.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!