
Uma semana após o lançamento da série Pixel 10, a Google começou a disponibilizar muitas das funcionalidades de software estreadas nos novos equipamentos para os seus dispositivos mais antigos. A partir de hoje, os proprietários de qualquer dispositivo Pixel lançado desde 2021, como o Pixel 6 ou o Pixel Tablet, receberão o chamado "Pixel drop" de setembro.
Uma nova cara para o Android com o Material 3 Expressive
A principal novidade é a chegada da nova interface Material 3 Expressive, que promete um maior nível de personalização. Entre as várias novidades, a Google tornou possível adicionar "Efeitos Vivos" ao ecrã de bloqueio, incluindo alguns que reagem às condições meteorológicas.
A nova linguagem de design também oferece mais controlo sobre o aspeto dos cartões de contacto que aparecem quando recebe chamadas de amigos ou familiares. Além disso, a Google redesenhou o painel de Definições Rápidas, com o objetivo de o tornar mais simples e intuitivo de utilizar.
Áudio partilhado e mais inteligência para os seus auriculares
As novidades estendem-se também ao áudio. Os Pixel Buds Pro 2 recebem, no final do mês, um conjunto de novas funcionalidades. A principal é o Áudio Adaptativo, que, segundo a Google, ajusta de forma inteligente o som dos auriculares ao ambiente circundante. A funcionalidade de Proteção Contra Ruídos Altos limita o volume para preservar a audição do utilizador. Novos gestos permitem agora aceitar ou rejeitar uma chamada simplesmente abanando a cabeça.
O ecossistema Android recebe também melhorias no áudio Bluetooth, graças à tecnologia LE Audio Auracast. Com esta novidade, passa a ser possível emparelhar em simultâneo dois pares de auscultadores Bluetooth a um único telemóvel, permitindo que dois amigos ouçam a mesma música ou podcast. Para partilhar com mais pessoas, pode criar-se um código QR que permite a outros juntarem-se a uma transmissão privada, ideal para uma "discoteca silenciosa". Para facilitar estas partilhas, o menu Quick Share foi redesenhado com um novo indicador de progresso.
Inteligência artificial reforçada no teclado e um novo avatar para si
Como seria de esperar de um lançamento recente da Google, a inteligência artificial não foi esquecida. O teclado Gboard recebe novas ferramentas de escrita que utilizam um modelo no próprio dispositivo para editar as suas mensagens. O algoritmo pode ajustar os seus textos para que soem mais formais, expressivos ou concisos, além de corrigir erros ortográficos e gramaticais.
Por fim, a Google introduz uma experiência divertida chamada Androidify. Esta funcionalidade permite-lhe usar IA para criar o seu próprio robô Android, a popular mascote da marca. A experiência está disponível online e através de uma aplicação na Play Store. Pode começar por enviar uma selfie, escrever uma descrição e adicionar acessórios ao seu bot, deixando que os mais recentes modelos de IA da Google tratem do resto.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!