
A OpenAI anunciou uma novidade que vai agradar a muitos utilizadores da versão gratuita do ChatGPT: a funcionalidade "Projetos", até agora exclusiva para subscritores pagos, está a ser disponibilizada para todos. Esta ferramenta permite uma organização muito mais robusta e contextualizada das suas conversas com o assistente de inteligência artificial.
A empresa confirmou a novidade através de uma publicação na sua conta oficial no X (antigo Twitter), detalhando uma mudança que promete aumentar a produtividade de quem usa o chatbot para diferentes tarefas no seu dia a dia.
O que são e como funcionam os Projetos no ChatGPT?
Pense nos Projetos como pastas super-vitaminadas para as suas conversas com o ChatGPT. Em vez de ter uma longa e confusa lista de chats, pode agora agrupá-los por temas específicos, seja para trabalho, estudo ou projetos pessoais.
A grande vantagem, no entanto, vai além da simples organização. Para cada Projeto, é possível definir instruções personalizadas, orientando o comportamento do IA para responder de forma mais adequada ao contexto. Pode também limitar as fontes de informação, adicionando ficheiros específicos que o ChatGPT deve usar como referência exclusiva para aquele tópico, tornando-o um especialista dedicado a cada tarefa. Para completar, pode personalizar cada projeto com uma cor e um ícone à sua escolha.
Limites existem, mas a generosidade é maior para todos
Com esta mudança, a OpenAI também aumentou o número de ficheiros que podem ser anexados a cada projeto. Os utilizadores da versão gratuita podem agora carregar até cinco ficheiros por projeto.
Para os subscritores, os limites também foram aumentados. A modalidade Plus passa a permitir o upload de 25 ficheiros, enquanto os utilizadores Pro podem agora adicionar até 40 ficheiros de referência a cada um dos seus projetos.
Uma estratégia familiar para levar os utilizadores a pagar
Esta não é a primeira vez que a OpenAI migra funcionalidades pagas para o plano gratuito. Ferramentas como o "Deep Research" e o "ChatGPT Voice" começaram como exclusivas para subscritores antes de serem abertas a todos.
A estratégia parece clara: oferecer uma versão limitada de uma funcionalidade premium é uma forma eficaz de demonstrar o seu valor e incentivar os utilizadores a subscrever para desbloquear todo o seu potencial. A mesma lógica foi aplicada no recente lançamento do GPT-5, que ficou disponível para todos, mas com limites de utilização mais restritos para quem não paga.
A funcionalidade Projetos já está disponível para os utilizadores gratuitos na versão web e na aplicação para Android. Segundo a OpenAI, a atualização para a aplicação iOS deverá chegar "nos próximos dias".










Nenhum comentário
Seja o primeiro!