1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

imagem gaming de pessoa com arma

A indústria dos videojogos tem sido abalada por uma vaga de despedimentos nos últimos anos, mas um novo relatório revela uma concentração alarmante do problema: mais de metade dos cortes a nível global ocorreram no estado da Califórnia. Os dados, que pintam um cenário preocupante para o coração da indústria na América, foram partilhados por Amir Satvat, uma figura reconhecida pelo seu trabalho de apoio aos profissionais afetados, em declarações ao The Game Business.

O epicentro da crise está na América do Norte

Na verdade, a situação na América do Norte é particularmente grave, concentrando mais de 70% da totalidade dos despedimentos a nível mundial. Em alguns anos, este valor chegou mesmo aos 75%. Este abrandamento reflete-se também nas oportunidades de carreira, com a percentagem de vagas de emprego na região a cair de um patamar entre os 30% a 40% para apenas 25% do total global.

Desde o período pré-pandemia, em 2020, a força de trabalho nos estúdios AAA (os de maior orçamento) norte-americanos sofreu uma redução de 15% a 20%. A Califórnia, em particular, afirma-se como o epicentro desta dificuldade.

Um cenário global de duas caras

Enquanto a América do Norte enfrenta uma contração, o cenário é diferente noutras partes do globo. Na Ásia, por exemplo, o número de postos de trabalho na indústria até aumentou, mostrando um mercado em crescimento e com novas oportunidades.

Perante esta realidade, Satvat, que recebeu o prémio Game Changers nos The Game Awards 2024 pelo seu auxílio a trabalhadores dispensados, sugere que a flexibilidade geográfica pode ser crucial. "Existe oportunidade, mas talvez, se quiser continuar na indústria, estar aberto a ir para alguns destes locais como a China ou o Japão, não para sempre, mas por algum tempo, vai tornar-se uma parte maior da equação", aconselha.

Gigantes da indústria sentem o abalo

Os despedimentos mais mediáticos dos últimos tempos foram os da Microsoft, em junho, que afetaram estúdios de ambos os lados do Atlântico e levaram ao cancelamento do muito aguardado Perfect Dark, que estava a ser desenvolvido pelo estúdio californiano The Initiative.

No total, estima-se que, só este ano, já tenham sido dispensadas cerca de 4400 pessoas em todo o mundo na indústria dos videojogos, um número que continua a preocupar profissionais e entusiastas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech