
A AMD acaba de lançar uma nova versão dos seus controladores gráficos, trazendo otimizações importantes para os jogadores. O novo driver AMD Software: Adrenalin Edition 25.9.1, com certificação WHQL, foca-se no suporte para jogos recentes e na expansão de uma das suas tecnologias mais aguardadas.
As principais novidades destinam-se aos proprietários das placas gráficas da série Radeon RX 9000, que veem o suporte para a tecnologia de upscaling FidelityFX Super Resolution 4 (FSR 4) ser consideravelmente alargado. Além disso, a atualização garante o melhor desempenho possível em títulos muito aguardados como Borderlands 4 e Hell Is Us.
O poder do FSR 4 expande-se
Uma das grandes bandeiras desta nova versão é a melhoria do FSR 4 para a série Radeon RX 9000. Com este driver, mais de 85 jogos que já eram compatíveis com FSR 3.1, maioritariamente títulos DirectX 12, passam a beneficiar automaticamente das vantagens do FSR 4. Basta que os utilizadores ativem a opção global nas definições do software da AMD.
A tecnologia FSR 4 tem demonstrado ser um avanço significativo, oferecendo melhorias tanto no desempenho como na qualidade visual. Em jogos como Mafia: The Old Country, esta tecnologia provou ser capaz de superar as opções de renderização nativas, proporcionando uma experiência de jogo mais fluida e nítida.
Problemas resolvidos e estabilidade reforçada
Como é habitual, esta atualização dedica-se também a corrigir falhas identificadas em versões anteriores. Para quem joga Mafia: The Old Country numa placa gráfica da série RX 6600, os problemas de corrupção visual foram resolvidos. Da mesma forma, foram corrigidos os crashes que podiam ocorrer em WUCHANG: Fallen Feathers com o FSR 4 ativado nas placas RX 9000.
Outras correções importantes incluem a resolução de um problema que impedia a deteção de comandos Playstation VR no SteamVR e a correção de crashes intermitentes em Monster Hunter Wilds ao gravar com o software da AMD em placas das séries RX 7600, 7700 e 7800.
Nem tudo são boas notícias: os problemas conhecidos
Apesar das melhorias, a AMD alerta para alguns problemas que ainda persistem e que serão corrigidos em futuras atualizações. Foram identificados crashes intermitentes em jogos como The Last of Us Part II (série RX 7900), Call of Duty: Black Ops 6 (série RX 9000), NBA 2K25 (série RX 9070) e FBC: Firebreak em alguns processadores AMD Ryzen, como os da série AI 300 e 7000.
Os utilizadores de headsets de realidade virtual podem notar alguma instabilidade com taxas de atualização de 80Hz ou 90Hz, sendo recomendado alterar a frequência como solução temporária. Foram também reportados problemas gráficos em GTFO e falhas ao carregar jogos guardados em Cyberpunk 2077 com o Path Tracing ativado.
O novo driver AMD Software: Adrenalin Edition 25.9.1 já está disponível para download através da aplicação da AMD. Pode consultar todas as notas de lançamento na página oficial da AMD.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!