
Escrever fórmulas no Microsoft Excel pode ser uma tarefa complexa e demorada, mesmo para os utilizadores mais experientes. É necessário acertar na sintaxe, usar a função correta, referenciar as células certas e muito mais. Muitas vezes, os utilizadores perdem tempo a procurar exemplos na Internet para corrigir os seus erros. Para resolver este problema, a Microsoft está a introduzir uma nova funcionalidade no Copilot para Excel chamada "conclusão de fórmulas". Graças ao poder dos modelos de inteligência artificial de última geração, esta função consegue sugerir e autocompletar fórmulas assim que os utilizadores escrevem "=".
Como funciona a conclusão de fórmulas
Assim que um utilizador insere "=" numa célula, o Copilot analisa o contexto do livro de trabalho, utilizando cabeçalhos, células próximas, fórmulas e tabelas para sugerir uma fórmula. Juntamente com a sugestão, os utilizadores recebem uma pré-visualização do resultado e uma breve descrição do objetivo da fórmula. À medida que o utilizador continua a escrever, o Copilot atualiza as suas sugestões em tempo real até encontrar a correspondência adequada.

Limitações e dicas de utilização
De momento, a nova funcionalidade de conclusão de fórmulas não consegue oferecer sugestões para fórmulas que referenciem dados de outras folhas de cálculo. No entanto, a Microsoft poderá adicionar esta capacidade através de futuras atualizações. Para tirar o máximo partido desta ferramenta, a empresa sugere que se aguarde alguns segundos para que as sugestões apareçam, uma vez que podem demorar um pouco a carregar. A funcionalidade também funciona melhor quando existem etiquetas ou cabeçalhos claros que ajudam a fornecer o contexto necessário. Se a fórmula sugerida não for a esperada, pode refinar o contexto adicionando mais detalhes nas células ou cabeçalhos adjacentes.
Esta nova funcionalidade está a ser implementada para os utilizadores do Copilot no Excel para a web, inicialmente apenas em inglês dos EUA. No futuro, chegará também à versão desktop do Excel com suporte para outros idiomas.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!