1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11 logo

A Microsoft continua a acelerar o desenvolvimento do Windows 11 e acaba de lançar uma nova build para os utilizadores inscritos no canal Canary do programa Insider. A build 27938 chega com um foco renovado na integração de Inteligência Artificial diretamente no sistema, desta vez com novidades no Explorador de Ficheiros, e ainda recupera uma funcionalidade muito solicitada pelos utilizadores desde os tempos do Windows 10.

Explorador de Ficheiros ganha superpoderes com IA

A principal novidade desta atualização são as "Ações de IA" no Explorador de Ficheiros. Com um simples clique no botão direito do rato sobre um ficheiro, surge um novo menu que permite executar tarefas complexas sem necessidade de abrir outras aplicações. Para já, a funcionalidade está focada em imagens, suportando os formatos .jpg, .jpeg e .png.

Uma das opções é a Pesquisa Visual do Bing, que permite usar uma imagem para fazer pesquisas na web, encontrar produtos semelhantes ou identificar locais e pessoas.

novas funcionalidades de IA do Windows 11

Além disso, foram integradas ferramentas de edição rápida que recorrem às aplicações Fotografias e Paint. É agora possível desfocar o fundo de uma imagem, apagar objetos indesejados ou remover completamente o fundo de uma fotografia com apenas um clique, tudo isto a partir do menu de contexto do Explorador de Ficheiros.

O regresso de um clássico: o relógio com segundos está de volta

Depois de inúmeros pedidos dos utilizadores, a Microsoft decidiu reintroduzir uma funcionalidade que muitos sentiam falta do Windows 10. A partir desta build, é novamente possível exibir um relógio maior com segundos no centro de notificações.

Para ativar esta opção, basta navegar até às Definições, selecionar "Hora e idioma" e, em "Data e hora", ativar a opção "Mostrar hora no Centro de Notificações".

Mais controlo e outras melhorias

A privacidade também foi reforçada. A nova build inclui uma página nas Definições de "Privacidade e segurança" onde é possível ver e controlar que aplicações de terceiros utilizaram recentemente os modelos de IA generativa fornecidos pelo Windows.

Foram ainda corrigidos vários problemas, incluindo um que impedia a opção "Repor este PC" de funcionar na build anterior, e foram feitas melhorias de desempenho no sistema de instrumentação do Windows (WMI) e no Gestor de Tarefas.

Atenção: nem tudo são boas notícias

Como é habitual em versões de teste, existem alguns problemas conhecidos. A Microsoft alerta para uma falha importante que pode fazer com que a instalação desta build falhe e reverta para a versão anterior. A empresa já está a trabalhar numa solução.

Foram também identificados problemas que podem causar um piscar de ecrã em navegadores, falhas de áudio em alguns dispositivos e a impossibilidade de usar a ferramenta PIX on Windows para capturas de GPU. Para os mais curiosos que queiram consultar a lista exaustiva de todas as alterações, a Microsoft partilhou a publicação oficial no seu blogue Windows Insider.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech