
A Stellantis acaba de anunciar uma mudança de rumo significativa na sua estratégia de eletrificação. O objetivo de vender apenas veículos 100% elétricos na Europa até 2030 foi abandonado. A notícia foi confirmada por Jean-Philippe Imparato, o diretor-executivo da marca para a Europa, durante o Salão de Munique (IAA 2025).
Metas da União Europeia são o travão
Na base desta decisão estão as metas de emissões impostas pela União Europeia (UE) para 2035, que ditam o fim da venda de novos carros com motor a combustão. Segundo Imparato, estes objetivos são, na prática, "inalcançáveis" para qualquer construtor automóvel nas condições atuais do mercado.
Esta posição representa uma viragem de 180 graus face à estratégia "Dare Forward 2030", apresentada em 2022 pelo então diretor-executivo, Carlos Tavares. Esse plano ambicioso previa uma transição acelerada para a eletrificação total em marcas como a Peugeot, Citroën, Opel e FIAT no mercado europeu.
Sinais de abrandamento já eram visíveis
A mudança de estratégia, no entanto, não é uma surpresa total. Nos últimos tempos, várias marcas do grupo já vinham a dar sinais de que o caminho para a eletrificação total estava a ser reavaliado. A Opel, por exemplo, reviu recentemente o seu plano, abandonando a meta de se tornar uma marca exclusivamente elétrica já em 2028.
A FIAT também enfrentou dificuldades com o seu popular 500e. As vendas abaixo do esperado levaram a marca italiana a desenvolver uma versão híbrida do modelo, o 500 Hybrid, adaptando a plataforma para responder a uma procura de mercado que ainda não está totalmente preparada para a transição elétrica.
Apesar deste recuo na Europa, Imparato não detalhou que outras partes do plano "Dare Forward 2030" poderão ser alteradas. No entanto, garantiu que o objetivo para os Estados Unidos se mantém: atingir 50% de vendas de veículos elétricos até ao final da década.










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