1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Microsoft Store

A Microsoft anunciou uma mudança de peso que promete agitar o ecossistema de desenvolvimento para Windows. A partir de hoje, os programadores individuais já não terão de pagar quaisquer taxas para publicar as suas aplicações na Microsoft Store, uma medida que visa tornar a plataforma mais acessível e inclusiva.

A empresa revelou que os developers podem agora submeter as suas aplicações Win32 (incluindo .NET WPF e WinForms), UWP, PWA, .NET MAUI ou Electron sem qualquer custo de registo.

O que muda para os programadores?

Além da isenção de taxas, a Microsoft vai também assumir os custos de alojamento e assinatura digital de cada aplicação, aliviando ainda mais os encargos para os criadores. Segundo a empresa, basta empacotar a aplicação como um ficheiro MSIX para que a Microsoft trate do alojamento na sua infraestrutura e pague pela distribuição, eliminando a necessidade de os programadores terem o seu próprio CDN.

A assinatura digital gratuita das aplicações tem como objetivo aumentar a confiança e a segurança, enquanto as atualizações automáticas garantem que os utilizadores têm sempre a versão mais recente do software.

Para as aplicações que não são de jogos, há mais uma boa notícia: os programadores podem implementar o seu próprio sistema de pagamentos dentro da aplicação e reter a totalidade da receita gerada.

Como funciona o novo processo de adesão?

O processo de registo foi simplificado. Para começar, os developers apenas precisam de iniciar sessão com a sua conta pessoal da Microsoft e seguir a nova interface de adesão. A exigência de um cartão de crédito foi removida. No entanto, antes de poderem publicar, os programadores terão de verificar a sua identidade através da digitalização de um documento de identificação válido emitido pelo governo e de uma fotografia tipo "selfie".

Uma loja mais aberta e acessível

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Microsoft de criar uma loja mais aberta, uma reformulação que começou com o lançamento do Windows 11 em junho de 2021, como detalhado no blog oficial do Windows.

"Os programadores já não precisarão de um cartão de crédito para começar, removendo um ponto de atrito fundamental que afetou muitos criadores em todo o mundo", afirmou Chetna Das, gestora de produto sénior na Microsoft. "Ao eliminar estas taxas únicas, a Microsoft está a criar uma plataforma mais inclusiva e acessível que capacita mais programadores a inovar, partilhar e prosperar no ecossistema Windows."

Atualmente, a plataforma de distribuição digital da Microsoft, anteriormente conhecida como Windows Store, conta com mais de 250 milhões de utilizadores ativos mensais.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech