
A Valve lançou a sua mais recente atualização de setembro para o cliente Steam, trazendo um conjunto de melhorias que abrangem desde o desempenho em jogo até à interface e acessibilidade, garantindo uma experiência mais fluida e personalizável para os milhões de jogadores no PC.
Otimizações de desempenho e novas métricas no Overlay
Uma das áreas que recebeu mais atenção foi o In-Game Overlay, que agora beneficia de um desempenho de renderização otimizado. Esta melhoria é especialmente notória quando o monitor de desempenho está ativo, particularmente em jogos que utilizam APIs gráficas modernas como Vulkan, D3D12 e OpenGL. A empresa esclarece, no entanto, que jogos mais antigos que usam tecnologias de renderização ultrapassadas não serão afetados por esta otimização.
Foram também corrigidos problemas com a contagem incorreta de FPS em jogos que utilizam DLSS, bem como a renderização de fontes e elementos da interface que pareciam desfocados para utilizadores com a escala do ecrã superior a 100%. O monitor de desempenho passa ainda a suportar a medição da temperatura do CPU, tanto no Windows como no Linux.
Acessibilidade e personalização em foco
A pensar na acessibilidade, esta atualização introduz um novo menu de definições no modo desktop. Este menu adiciona um modo de Alto Contraste para melhorar a visibilidade da interface, opções para reduzir animações e controlos de escala da interface. Além disso, a equipa de desenvolvimento melhorou a compatibilidade com leitores de ecrã e outras ferramentas de acessibilidade.
A biblioteca de jogos também recebeu novidades, com um novo separador de ‘Personalização’. Esta funcionalidade permite aos utilizadores definir arte personalizada para qualquer jogo e atribuir um título de ordenação diferente do original, oferecendo mais controlo sobre a organização da sua coleção.
Loja mais espaçosa e correções no Big Picture
Se costuma navegar na loja Steam em monitores grandes, vai gostar de saber que as páginas dos produtos foram alargadas de 940 para 1200 pixels, aproveitando melhor o espaço disponível. Esta alteração, que já estava em fase beta, é agora oficial para todos. No modo Big Picture, foram corrigidas algumas falhas na interface, como o avatar do utilizador não aparecer em modo offline e um problema de deslocamento de página ao navegar pelos detalhes de um jogo.
Fim do suporte para o macOS Big Sur
Para os utilizadores de Mac, há uma notícia importante: a Valve anunciou o fim do suporte para o macOS 11 (Big Sur), com a data oficial marcada para 15 de outubro de 2025. A razão para esta decisão prende-se com o facto de o cliente Steam depender de uma versão integrada do Google Chrome para algumas das suas funcionalidades, componente que já não é compatível com o sistema operativo mais antigo.
A atualização já está a ser distribuída automaticamente a todos os utilizadores. Pode consultar a lista completa de alterações nas notas de lançamento oficiais.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!