1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Amazon em smartphone

A Amazon poderá estar a preparar-se para entrar no mercado da realidade aumentada (RA), com planos para lançar os seus próprios óculos inteligentes de consumo e desafiar diretamente a Meta. Segundo fontes anónimas citadas numa reportagem do The Information, a gigante do comércio eletrónico está a trabalhar em dois modelos distintos, um para o público em geral e outro focado na produtividade dos seus estafetas.

Jayhawk: a aposta para o consumidor

O projeto destinado ao mercado de consumo tem o nome de código interno "Jayhawk". De acordo com as informações, estes óculos de realidade aumentada estarão equipados com microfones, altifalantes, uma câmara e um ecrã a cores projetado num dos olhos. Para a tecnologia de RA, a Amazon estará a colaborar com a empresa chinesa Meta-Bounds.

As fontes indicam que o lançamento destes óculos poderá ocorrer no final de 2026 ou no início de 2027, marcando a entrada da Amazon num segmento onde a concorrência já se começa a definir.

Amelia: uma ferramenta para os estafetas

Paralelamente, a empresa está a desenvolver um segundo modelo, com o nome de código "Amelia", desenhado especificamente para os seus motoristas de entregas. Este dispositivo será focado na produtividade, com o objetivo de otimizar as rotinas de entrega e poupar segundos preciosos em cada paragem. A versão para os estafetas poderá estar pronta mais cedo, com um lançamento previsto para o segundo trimestre de 2026.

A guerra da realidade aumentada aquece

Caso a Amazon avance com estes produtos, entrará em competição direta com a Meta, que já comercializa os seus óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban. A empresa de Mark Zuckerberg não está parada e deverá apresentar na sua próxima conferência Connect um novo modelo, conhecido internamente como "Hypernova", que aprofunda a experiência de realidade aumentada com um conceito de ecrã num só olho, semelhante ao que a Amazon estará a desenvolver.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech