
A Apple acaba de atualizar a sua linha de acessórios com o lançamento de uma nova versão do seu popular carregador MagSafe. A grande novidade é a compatibilidade total com o padrão Qi2.2, que permite agora o carregamento sem fios rápido a 25W não só para os novos equipamentos da marca, mas também para outros dispositivos compatíveis.
Este lançamento democratiza finalmente o carregamento rápido da Apple, que até agora era uma vantagem quase exclusiva entre os seus próprios produtos.
O fim da exclusividade no carregamento rápido
Há um ano, com a chegada do iPhone 16, a Apple introduziu uma base de carregamento MagSafe capaz de atingir 25W de potência. No entanto, essa velocidade estava limitada aos seus próprios smartphones, uma vez que o padrão universal Qi2.2 só foi oficializado no início deste ano. Dispositivos de outras marcas, ou mesmo iPhones mais antigos, ficavam limitados a velocidades de 15W ou inferiores.
Com o novo carregador, essa barreira desaparece. Graças à adoção do padrão Qi2.2, a nova gama iPhone 17, que inclui os modelos base, Pro e Pro Max, pode agora ser carregada a 25W com qualquer base compatível. O mesmo se aplica a outros equipamentos no mercado, como o Google Pixel 10.
Compatibilidade alargada, mas com uma exceção
Para os utilizadores da gama iPhone 16, há boas notícias: assim que a atualização para o iOS 26 for lançada, estes modelos também passarão a ser compatíveis com o carregamento a 25W.
Contudo, há uma exceção notável. Quem optar pelo novo e elegante iPhone Air verá a velocidade de carregamento sem fios limitada a um máximo de 20W, uma decisão que visa, possivelmente, a gestão térmica do seu design mais fino.
Preço e disponibilidade em Portugal
O novo carregador MagSafe, cuja existência já tinha sido sugerida em junho através de uma fuga de informação no site da Comissão Nacional de Comunicações de Taiwan, já se encontra disponível na loja online da Apple em Portugal.
Conforme avançado pelo MacRumors e pelo 9to5Mac, o acessório está disponível em duas versões: uma com um cabo USB-C de 1 metro por 49 €, e outra com um cabo de 2 metros por 59 €.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!